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quinta-feira, março 28, 2024

Em ‘Dia D’, escolas estaduais promovem debates objetivando a reformulação do currículo escolar brasileiro

Aderindo à mobilização nacional em torno da criação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que deve entrar em vigor em 2016 a partir da sanção do Plano Nacional de Educação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou nesta quarta-feira, 2 de dezembro, nas 583 escolas públicas estaduais da capital e do interior do Amazonas, um “Dia D” para discutir, analisar e propor medidas objetivando a reformulação do currículo escolar da educação básica brasileira.

A Base Nacional Comum Curricular faz parte das metas definidas pelo Plano Nacional de Educação e, quando implementada, deve determinar os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os brasileiros têm o direito de aprender, em cada ano da educação básica. No Amazonas, a Seduc estima que mais de 50 mil pessoas, entre professores, técnicos educacionais, pais de alunos e comunitários participaram dos debates.

De acordo com o secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Silva, a criação de uma base curricular nacional é determinante para fortalecer o ensino, assegurar o desenvolvimento intelectual e garantir a aprendizagem dos estudantes brasileiros. “A reformulação do currículo da educação básica hoje vigente no país é necessária. É o currículo que norteia o ensino e as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas e entendemos que o país necessita de um currículo atualizado, mais simples e que atenda às reais necessidades de formação da comunidades estudantil”, apontou o secretário.

Rossieli Silva mencionou que a base nacional curricular indicará os conhecimentos e habilidades que são essenciais para favorecer o desenvolvimento dos alunos brasileiros, abrangendo desde os anos iniciais da educação infantil até o ensino médio. “Construído coletivamente, com a contribuição de professores, especialistas na área de Educação e sociedade, esta base será nacional será fundamental. Para garantir sua eficácia, quando implementada ela implicará na reformulação do sistema de formação de professores e em outras frentes de trabalho”, concluiu o secretário.

“Dia D” no Amazonas – Dentre as 583 unidades de ensino que promoveram ações no “Dia D”, a escola estadual de tempo integral Roxana Pereira Bonessi, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, em Manaus, reuniu aproximadamente 50 pessoas.

Na escola Roxana Bonessi, a pedagoga Maria do Socorro Magno Araújo, 42, considerou de suma importância o debate realizado. “Precisamos ter em mente que a aprendizagem é um direito assegurado a todos os brasileiros. Assim sendo, a criação de uma base curricular nacional vai garantir que, de fato, este direito seja garantido a todos os brasileiros matriculados na educação básica, independente da idade, escola ou região onde eles estejam matriculados. Esta base, acredito, trabalhará a equidade, no sentido em que pode reduzir, em um futuro próximo, as desigualdades”.

Danielly Arruda, 26, que tem um filho estudando na escola estadual Roxana Bonessi, fez questão de contribuir com o processo. “É fundamental que os pais acompanhem o desenvolvimento educacional dos seus filhos e participem do dia-a-dia escolar. Integrando-me as atividades da escola, tenho feito isso e notado o benefício para a formação de meu filho. Neste ‘Dia D’ não poderia ser diferente e, como outros familiares, fiz questão de participar”, disse Danielly.

Base Nacional – Direcionada para os conhecimentos e habilidades, buscando clareza e objetividade, a Base Nacional Comum Curricular está pautada em pesquisas nacionais e internacionais e sua construção contará com a colaboração do Governo Federal, estados, municípios e submetida à consulta pública, na forma de seminários estaduais e regionais.

A Base Nacional também norteia o trabalho das escolas e enfatiza o que deve ser aprendido, oferecendo espaço para a inclusão de conhecimentos e habilidades que cada rede julgar relevante, tendo como fundamentação a lei de diretrizes curriculares nacionais para a educação básica e o Plano Nacional de Educação.

A Base Nacional Comum Curricular faz parte das metas definidas pelo Plano Nacional de Educação e deve determinar os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os brasileiros têm o direito de aprender, em cada ano da educação básica. Quando aprovada será obrigatória para todas as escolas do Brasil.

A ação, que será realizada no Amazonas, é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e pela a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

As contribuições dos professores e da sociedade para a formulação conjunta e democrática da Base Nacional Comum Brasileira podem ser realizadas acessando o portal: basenacionalcomum.org.br

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