24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Em encontro com embaixadora chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, José Melo discute novas parcerias

O governador do Amazonas, José Melo, recebeu no início da tarde desta segunda-feira, 2 de março, a embaixadora chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias. O encontro aconteceu na sede do Governo do Estado, bairro Compensa II, zona oeste, e serviu para falar sobre parcerias em novos projetos e adiantar os preparativos para a visita de uma comitiva de embaixadores de países europeus ao Amazonas, prevista para maio.

Segundo o governador, a visita é importante para estreitar os laços do Amazonas com os países europeus e fortalecer cada vez mais a parceria na área da economia. “Isso é muito importante porque a União Europeia é um dos maiores parceiros da Zona Franca de Manaus. Se somarmos os países europeus, eles têm mais empresas aqui do que qualquer outra região do mundo”, disse.

José Melo destacou ainda que a vinda dos embaixadores será uma grande oportunidade para captar novos investimentos por meio de projetos. “Na oportunidade, discutiremos questões culturais, econômicas e sociais que envolvem esses países e o nosso Estado. A embaixadora também conversou conosco sobre recursos para financiar atividades voltadas para a preservação da natureza, a exemplo do que foi feito com recursos do Polo Amazônia, que veio de lá e que foi muito importante para todos nós”, afirmou.

A embaixadora Ana Paula Zacarias ressaltou que a União Europeia é aliada da Zona Franca de Manaus e que a intenção é ampliar a cooperação para outras áreas. “Neste momento, nós viemos aqui para conhecer a Zona Franca, para entender melhor a sua lógica em relação ao desenvolvimento sustentável. Queremos encontrar possibilidades de cooperação na área da ciência, da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento de projetos”, afirmou.

Ana Paula Zacarias explicou que a visita da comitiva de embaixadores tem como objetivo avaliar novas oportunidades de investimentos, negócios e parcerias com o Amazonas. A embaixadora lembrou que a União Europeia tem financiado projetos na área de gestão sustentável de florestas, geridos pelo Banco Mundial.

“Alguns desses grandes projetos já foram finalizados. Neste momento, temos pequenos projetos, como apoio à luta contra a violência contra as mulheres e questões de gêneros em Manaus, projetos de incentivo à agricultura familiar e artesanato indígena no Alto Solimões, além do projeto de apoio a 100 municípios em situação de vulnerabilidade, que inclui o Amazonas”, informou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui