27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Em Manaus, parceria entre empresa e universidade gera oportunidades em estágio

Um dos maiores problemas para quem disputa uma vaga no mercado de trabalho é a falta de experiência, principalmente em início de carreira, quando se acaba de sair da faculdade. Por conta disso, é crescente a importância das oportunidades de estágio, o que, no primeiro momento da pandemia, foi comprometido.

A nova fase da crise sanitária, porém, já com mais conhecimento sobre a doença, trouxe de volta algumas possibilidades, especialmente para profissões da chamada linha de frente, desempenhadas em estabelecimentos de saúde.

É neste contexto que o Grupo Tapajós, detentor das redes Santo Remédio, Flexfarma e FarmaBem, retomou seu programa de estágios para estudantes do curso de Farmácia, realizado em parceria com a universidade Estácio.

O foco do programa são alunos finalistas, que querem aprender na prática a rotina no dia a dia de uma drogaria, desde o atendimento clínico, liberação de receitas até a parte operacional de uma loja no segmento farmacêutico, das vendas ao gerenciamento.

“A oportunidade de estagiar em uma drogaria é um aprendizado único, pois quando me formar terei mais base para escolher qual área seguir”, comenta a estudante Amanda Alves Rozeno, 24 anos, que cursa o 9º período da graduação.

Ela é uma das integrantes da turma de 25 alunos de Farmácia que iniciaram recentemente no programa de estágios não remunerados do Grupo Tapajós. “O setor farmacêutico procura profissionais com aptidão para se desenvolver, e estar preparado para resolver questões do dia a dia nas drogarias é um diferencial. Por isso, como futura farmacêutica, busco crescer através do estágio”, afirma.

Assim como Amanda, Paulo Sérgio Alves, 42, também integrante da nova turma de estágio do GT, acredita que a experiência em uma grande rede de farmácias pode ser um diferencial no seu currículo, e vai aproveitar a oportunidade para sanar algumas dúvidas. “Minha maior dificuldade é com relação ao trabalho com as receitas, especialmente quando se trata de remédios controlados e antibióticos. Então, espero sair do estágio melhor instruído nesse sentido”, destaca.

Estágio alinhado ao mercado

Segundo Moisés Marques, analista de Recursos Humanos do Grupo Tapajós, a parceria com a Estácio no programa de estágios em farmácia abre oportunidade para uma melhor qualificação dos futuros profissionais da área na cidade, especialmente no que se refere ao trabalho de gerenciamento. Além das disciplinas voltadas à formação de farmacêuticos clínicos e bioquímicos, na grade curricular da instituição de ensino há disciplinas específicas sobre gestão em farmácia, o que é uma carência do mercado local, por isso, a importância do aprendizado prático que esses estudantes terão.

“Na loja [durante o estágio], os estudantes têm um tutor (gerente ou subgerente farmacêutico) que dá orientações sobre toda a operação do estabelecimento, desde como gerir os processos e pessoas até o atendimento ao cliente, assim como layout e organização da loja, precificação, acompanhamento de venda de medicamentos e operação de caixa”, detalha Moisés Marques.

Ainda conforme o analista, o estágio tem duração de três meses, com carga horária diária de cinco horas, de segunda a sexta, que podem ser cumpridas em três turnos, conforme a disponibilidade dos alunos. A ideia é gerar, nesses futuros profissionais, competências que possam ser absorvidas inclusive nas redes do Grupo Tapajós, uma vez que os estudantes melhor avaliados no estágio têm mais chances de ficar numa vaga quando a oportunidade aparece.

Crédito das fotos: divulgação

spot_img