24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Em Manaus, Polícia Federal apreende 10 toneladas de pirarucu

A pesca dessa espécie é proibida o ano todo devido à ameaça de extinção, podendo ser realizada apenas em áreas determinadas pelo Ibama

A Polícia Federal (PF) prendeu duas pessoas em flagrante delito, nesta quinta-feira (08), pelo transporte de, aproximadamente, 10 toneladas de pirarucu, produto de pesca ilegal na região amazônica.

A prisão ocorreu após fiscalização da PF a embarcações no Porto de Manaus, que contou com a cooperação da Receita Federal. Além da mercadoria, a embarcação também foi apreendida.

Os presos foram conduzidos à sede da PF, onde foi instaurado inquérito policial mediante auto de prisão em flagrante pelos crimes de pesca proibida e receptação qualificada, por adquirir coisa que sabe ou deveria saber ser produto de crime.

A carga vai ser analisada no laboratório de isótopos estáveis da Superintendência da Polícia Federal do Amazonas para descobrir a real origem do pescado. A PF vai solicitar do perdimento dos bens, com base na lei n° 9605/98 e a jurisprudência do STJ.

As 10 toneladas de pirarucu apreendidas pela PF serão destinadas a instituições sociais do Amazonas.

ENTENDA O CRIME AMBIENTAL

A atividade pesqueira de pirarucu é autorizada apenas pelo Ibama em determinadas áreas, como locais de manejo com considerável quantidade de pirarucu em relação ao número de indivíduos adultos daquela região.

spot_img