31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Em nova edição do ‘passeio virtual’, prefeitura de Manaus resgata história e revitalização da praça da Matriz

Reinaugurada em 2017, após passar por revitalização na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, a praça XV de Novembro, popularmente conhecida como praça da Matriz, no centro histórico, foi o cenário escolhido para a quarta edição da série de transmissões ao vivo intitulada “Passeio Virtual”, da Prefeitura de Manaus, realizada na tarde desta sexta-feira, 3/7. Seguindo a proposta, a live resgatou informações históricas, contextualizando-as com o presente.

“É um local que une fé e história. A Matriz marca o nascimento de Manaus e o ponto de partida, de onde a capital pôde crescer ao redor. Realmente, é uma joia arquitetônica no centro da cidade, que possui grande valor histórico, resgatado na gestão do prefeito Arthur”, disse Leonardo Novelino, historiador e gestor do Museu da Cidade de Manaus, que guiou o passeio e respondeu dúvidas dos internautas.

A live, criada e produzida pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), foi transmitida pelo perfil do Facebook da prefeitura, e começou pela Catedral Metropolitana de Manaus, que faz parte do complexo da Matriz. Foram explorados o exterior e o interior da igreja, mostrando detalhes e curiosidades do local.

Após a catedral, os internautas puderam “passear” pela praça e conheceram e relembraram particularidades da arquitetura e fatos históricos sobre um dos principais sítios arqueológicos da cidade. O relógio municipal, o chafariz e o obelisco foram grandes destaques.

Com quase 40 minutos de duração, a transmissão alcançou mais de 10 mil pessoas, contando com mais de 3.600 visualizações, 329 reações – entre curtidas, comentários e compartilhamentos. “A igreja é um monumento. A Matriz nos traz não somente a religião, mas também a arte e a história de Manaus”, destacou Mateus Pacheco, em um comentário. A seguidora Diana Marinho voltou ao passado durante a visita ao lembrar dos passeios de infância que fazia no espaço na década de 80, com seus pais e irmãos, quando havia um zoológico no local.

A praça da Matriz foi revitalizada em 2017 e entregue, novamente, à população em 15 de novembro daquele ano. Resgatando a identidade do espaço, a prefeitura realizou um amplo trabalho de recomposição da arborização. Ao todo, são 163 árvores que fazem parte do conjunto arbóreo da praça, incluindo as novas e as já existentes.

O espaço também recebeu novas pinturas, instalação de bancos com icnografias da Belle Époque, instalação de gradis, iluminação, jardinagem, calçadas com pedras de São Tomé, bancas de comidas regionais e de revista e um posto policial. A reinauguração do espaço contou com mais de 15 mil participantes.

‘Passeio Virtual’

Com o objetivo de proporcionar lazer on-line, o “Passeio Virtual” é realizado nas mídias sociais da Prefeitura de Manaus. Até o momento, o projeto já passou por grandes obras históricas como o Museu da Cidade, a Biblioteca Municipal e o Mercado Adolpho Lisboa. As lives ficam arquivadas no Facebook da prefeitura, podendo ser acessadas a qualquer momento.

“Essa atitude é fundamental, seja por causa da pandemia ou qualquer outro motivo, que você não possa se deslocar e nem sair da sua casa. Isso vem mostrar que precisamos cuidar da nossa história e esse regaste de memória, feito pela prefeitura, por meio do Passeio Virtual, traz qualidade de vida à população, porque faz relembrar um passado glorioso de acertos, relembrar um passado de erros também e a possibilidade de errar menos no futuro”, finalizou.

Texto – Paloma Tavares e Alan Marcos Oliveira / Semcom

Foto – Márcio James / Semcom

spot_img