24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Em reunião com o governador, representante da Ordem dos Economistas fala sobre a análise de contas públicas

O representante da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), Afonso Neves Baptista, reuniu-se com o governador do Estado, José Melo (PROS), para debater a importância de haver especialistas em finanças na análise de contas públicas. O alerta, segundo Afonso, tem como objetivo evitar que municípios do Amazonas fiquem pendentes no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias do Cadastro Único de Convênio (CAUC) e percam a habilitação para receber transferências do governo federal.

Atualmente, todos os 61 municípios do interior do Estado estão com pendências no serviço. O CAUC funciona de forma similar à negativação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para pessoas físicas. As transferências voluntárias são aquelas para obras e investimentos da União. A reunião entre Afonso Arthur e José Melo foi intermediada, ontem, pelo presidente do Conselho de Economia do Amazonas (Corecon/AM), Marcus Evangelista, pelo conselheiro federal Erivaldo Lopes e pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), que também é economista.

Afonso Arthur disse a José Melo que seria importante que o próprio governo do Estado alertasse os gestores municipais sobre a importância de ter em seu quadro funcional a presença de economistas para analisar os convênios para que não ocorram erros que prejudiquem a aprovação de projetos junto ao governo federal. “Falamos da importância de um profissional habilitado na análise contas e como essa medida pode contribuir para o desenvolvimento das cidades do interior do Estado”, declarou e representante da OEB.

Marcus Evangelista afirmou que o Corecon/AM está organizando uma campanha para trabalhar a importância dos profissionais de economia no crescimento econômico do Estado. “Acredito que se eles estivessem na elaboração dessas contas públicas, os municípios do interior não estariam no SPC do governo federal, porque esses profissionais estudaram para atuar nessa área específica”, disse. O mesmo posicionamento teve Erivaldo Lopes. “O economista é habilitado para elaborar e também assinar projetos de viabilidade econômica de empresas de projetos orçamentários de órgãos públicos e têm uma visão mais apurada para a captação de recursos”, completou.

Já Serafim Corrêa declarou que as gestões municipais vivem um verdadeiro desconexo de gestão ao não priorizar a contratação de especialistas em finanças para cuidar das contas públicas da cidade e com isso ter os projetos aprovados sem sofrer restrições. “Infelizmente, vemos que não há priorização na contratação desses profissionais e quem sofre com as suspensões dos recursos é a população do interior do Estado”.

Homenagem

Afonso Neves, que também é conselheiro de Economia do Estado de São Paulo, informou que o governador José Melo, o deputado Serafim Corrêa e o conselheiro Erivaldo Lopes foram selecionados para receber a Medalha Celso Furtado no dia 8 de junho, no plenário da Câmara Municipal de São Paulo. A medalha é dedicada aos economistas que tiveram destaque em nível nacional.

“A escolha do governador se deu pelo trabalho que vem desempenhando à frente do Estado desde o ano passado apesar de toda a crise que o País vive e, junto com ele, serão homenageados outros sete governadores economistas; Serafim foi lembrado pelo destaque que vem tendo esse ano na análise de questões econômicas da região na Assembleia Legislativa (ALE) e Erivaldo Lopes, pelo importante trabalho que desenvolveu no Congresso Brasileiro de Economia (CBE), realizado no Amazonas em 2013”, concluiu Neves.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui