25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Em reunião do Conselho da Câmara de Comércio Exterior, Temer afirma que País viveu isolamento externo nos últimos anos

O presidente Michel Temer criticou, nesta quarta-feira, o “relativo isolamento” da política externa brasileira durante os últimos governos. Enquanto abria a reunião do Conselho da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Palácio do Planalto, Temer disse que a melhora da situação do Brasil no comércio exterior será fundamental para a retomada do crescimento e para a geração de novos empregos.
“É preciso dedicar mais esforços a acordos com parceiros selecionados. Precisamos romper o relativo isolamento externo dos últimos anos. Negociamos poucos acordos, insuficientes em número e em impacto efetivo sobre nosso intercâmbio com o resto do mundo.”

O presidente da República disse que é preciso reverter a redução das exportações brasileiras para países da América Latina. Segundo ele, outra necessidade é acelerar as negociações entre o Mercosul e a União Européia.
“No Mercosul, estamos retomando o caminho da normalidade. Precisamos de um Mercosul ágil e moderno, que sirva de plataforma para que atuemos fortalecidos no cenário internacional. Isso exige um enfrentamento de muitas questões.”

Temer também disse que por meio de uma política “eficiente” que passe pela “redução do chamado custo Brasil”, o país pode melhorar a atual posição de 25º maior exportador do mundo.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui