24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Em Sessão no CMA, José Ricardo cobra mais investimentos em C&T para o desenvolvimento da Amazônia

O deputado José Ricardo Wendling (PT) participou nesta manhã de Sessão Especial com o Comando Militar da Amazônia (CMA), com a finalidade de ouvir e conhecer as demandas e ações do Exército Brasileiro, principalmente, nas fronteiras da Amazônia. Na ocasião, ele destacou que os entraves nas fronteiras da Amazônia podem ser resolvidos com a união de esforços para chamar atenção do Governo Federal e das autoridades nacionais que a Amazônia também é Brasil.

“É importante conhecermos as atividades dos pelotões do Exército e saber das suas necessidades na defesa das fronteiras, no combate ao narcotráfico e até em obras realizadas nos municípios, ação que desconhecia. Por que não dar um apoio maior deslocando contingente de outras regiões do País para a Amazônia?”, questionou ele, no apoio ao Projeto do Governo Federal Amazônia Conectada, implementado pelo Exército, para que chegue em todas as calhas e municípios amazonenses. “Irá levar internet por meio de fibras óticas pelos rios. Um projeto que irá ajudar a desenvolver as cidades do interior, que hoje sofrem com a falta de internet. Uma ajuda para os gestores públicos, para melhorar a educação, a saúde e a segurança. Temos que cobrar para que não faltem recursos para a sua continuidade”.

Mas o parlamentar afirmou que é preciso cobrar também do Governo do Estado, para que priorize a ciência e a tecnologia e as pesquisas levando desenvolvimento para todos. “Foi um equívoco e um retrocesso do governador extinguir a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Ele deixa de lado uma área fundamental quando também atrasa as bolsas dos pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e quando não incentiva as suas pesquisas”, disse ele, informando que, enquanto parlamentar, vem fazendo a sua parte, com propostas para a ciência e a tecnologia. Quando presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia, por exemplo, apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para dobrar de 1% para 2% o percentual de investimentos da Fapeam. “Porque o desenvolvimento do Estado e da Amazônia também dependem da ciência, da pesquisa e da inovação”, finalizou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui