Em solenidade militar, coronel Gilberto Gouvêa assume comando da PMAM

O novo comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel PM Gilberto Gouvêa, assume o comando da corporação em solenidade militar nesta quinta-feira (22 de janeiro), às 10 horas, no pátio do Quartel do Comando da PMAM, no bairro Petrópolis, zona sul. Após a solenidade, o comandante-geral concederá entrevista coletiva no local.

O coronel Gilberto de Andrade Gouvêa é nascido em Manaus e tem 45 anos, dos quais 27 anos dedicados à Polícia Militar do Amazonas, tendo sido promovido ao posto de coronel em 26 de abril de 2013. “Foi uma honra muito grande receber o convite do governador José Melo para assumir esse posto. Temos grandes desafios à frente da instituição, como a completa implementação e o aperfeiçoamento do Programa Ronda do Bairro, o que contribuirá ainda mais para a redução da violência e da criminalidade no Estado do Amazonas”, ressaltou.

Ele destaca a importância do trabalho dos cerca de 10 mil policiais militares do Amazonas. “Os policiais militares são o que há de mais importante para a Polícia Militar. Isso não ficará apenas no discurso”, frisou o novo comandante-geral.

Coronel Gouvêa fez o curso de formação de oficiais na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e concluiu o curso de aperfeiçoamento de oficiais (especialização em Gestão de Segurança Pública) na Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia/Universidade do Estado da Bahia.

É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e especializado em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo. Também concluiu o Programa de Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Na Polícia Militar do Amazonas foi comandante da Primeira Companhia Interativa Comunitária (Cicom Centro); comandante dos Comandos de Policiamento das Áreas Norte e Sul; comandante do Batalhão de Guardas; comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Choque e Comandante do Policiamento Metropolitano (CPM).