Em 2018, a Defesa Civil do Amazonas ampliou o trabalho do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), que pertence ao órgão, para os grandes eventos do Estado. O monitoramento climático e hidrológico, voltado para prevenir situações extremas, começou no Festival Folclórico de Parintins, em junho, e vai fechar o ano, nas festas da virada em Manaus.

“A instalação do Cemoa em grandes eventos foi para garantir a segurança da população que participa das programações do nosso Estado. Durante as festas, nossos técnicos ficam em alerta e emitem boletins em caso de temporais, inundações, rajadas de ventos, entre outras situações, que possam colocar em risco a integridade física dos participantes”, ressaltou o secretário da Defesa Civil AM, Fernando Pires Júnior.

Desde a implantação do projeto, 20 eventos foram monitorados pelo órgão, com a emissão de 46 boletins climáticos. A Ciranda de Manacapuru, a Parada LGBT em Manaus, a Procissão de Nossa Senhora Aparecida e do Círio de Nazaré, as Provas do Enem e a Copa Libertadores Feminina, na Arena da Amazônia, estão entre as programações monitoradas em 2018, pela Defesa Civil do Amazonas.

Atuação- Um exemplo efetivo do trabalho do Cemoa foi em Itacoatiara, durante o Festival da Canção (Fecani). A Defesa Civil do Amazonas identificou a aproximação de ventos fortes e precipitação intensa. A informação preventiva permitiu que os órgãos de segurança suspendessem por alguns minutos as apresentações e alertassem os permissionários locais, quando a maior fixação e cuidados com as barracas de alimentos e bebidas.

Como parte do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a Defesa Civil do Estado atuou na “Operação Eleições 2018”. Com algumas regiões afetadas pela estiagem, o órgão emitiu boletins ao TRE, informando, preventivamente, possíveis eventos extremos que pudessem vir dificultar a logística do pleito. Nos dias de votação, no primeiro e segundo turnos, técnicos estaduais e municipais, também foram colocados de prontidão, nos 62 municípios do Amazonas.

Trabalho no Ano Novo – Durante os eventos, os dados e alertas sobre as condições hidroclimáticas são emitidos para os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública. O aviso é sempre emitido com pelo menos duas horas de antecedência. O mesmo sistema será aplicado nas festas do Ano Novo em Manaus, onde a concentração de pessoas é grande.

Dados- Os dados avaliados pelo Cemoa, são coletados no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Marinha do Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e Serviço Geológico do Brasil/CPRM.

FOTOS: ARQUIVO/DEFESA CIVIL AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here