O programa de financiamento Renda Certa fez, nesta quinta-feira (21/06), a primeira entrega para 198 microempreendedores, trabalhadores rurais e autônomos do município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus). Com um investimento de R$ 394 mil, o programa reacendeu a expectativa dos beneficiados para ampliar os negócios e apostar no crescimento da geração de renda.

O Programa Renda é coordenado pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e já registra mais de 14 mil pessoas pré-cadastradas no Estado do Amazonas. Lançado em maio deste ano, o Renda Certa possui um investimento inicial de R$ 38 milhões para financiar a aquisição de máquinas, equipamentos e capital de giro para mais de 20 opções de negócios. O Agente financeiro é a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

A solenidade de entrega dos financiamentos aconteceu, no ginásio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) da cidade, com a presença da presidente de honra do FPS, Mônica Mendes. “Iniciamos com muita alegria a entrega dos financiamentos do Renda Certa que veio para dar esperança, qualidade de vida e dignidade para quem precisava de apoio no empreendedorismo em nosso Estado”, destacou Mônica Mendes.

Para quem recebeu o investimento chegou a hora de planejar com mais segurança os novos rumos da vida econômica. A autônoma Daiane da Silva, 34, disse que vai equipar a sua loja de cosméticos na cidade com mais mercadorias. “Eu estava só no aguardo desse recurso para comprar novos materiais para minha loja. É graças a Deus que vou poder fazer isso agora”.

O agricultor Severino da Silva, 56, tem uma pequena produção de hortaliças no município e pretende adquirir equipamentos para melhorar sua produção. “Quero poder comprar alguns implementos para passar a mecanizar mais a área de plantação de maxixe, quiabo e couve”.

Assistência social – No município, a presidente de honra, Mônica Mendes, ainda participou da solenidade de reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que possui 400 m2. O novo espaço possui salas para atendimentos dos programas do Governo Federal Bolsa Família e Criança Feliz, salas para emissão de documentos, atendimentos psicossociais, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e um auditório com capacidade para 25 pessoas. Em Presidente Figueiredo, o programa Bolsa Família atende 3.780 pessoas.

Inclusão social – O município também recebeu neste dia da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) o cadastro do ID Jovem e o lançamento do programa Vidativa. O ID Jovem é um documento emitido pelo Governo Federal que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, para jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos.

O programa Vidativa é voltado para a terceira idade com o intuito de promover ações de inclusão social, por meio de atividades esportivas, socioculturais, educacativas, preventivas, entretenimento e lazer. O projeto oferece atualmente atendimento biopsicossocial, com o apoio de psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas a 44 grupos de idosos, sendo que 38 encontram-se em Manaus, e os demais nos municípios de Rio Preto da Eva, Manacapuru, Iranduba, Parintins, Cacau Pirêra e Novo Airão.

FOTO: HERICK PEREIRA/FPS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here