27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares oferta mais de 2 mil vagas para 40 hospitais universitários federais

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), autarquia vinculada ao MEC, vai realizar dois concursos com mais de 2 mil vagas em 40 hospitais universitários federais pelo Brasil. O chamamento público visando à contratação foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12 de agosto.

O primeiro trata de um concurso nacional que coloca à disposição 1.363 vagas em 40 unidades, sendo hospitais e complexos hospitalares e a sede da Ebserh, em Brasília. Estão previstas 448 vagas para médicos de 69 especialidades, 800 para profissionais da área assistencial e 115 cargos administrativos.

O segundo concurso é específico para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). São 887 vagas, sendo 173 para médicos de 71 especialidades, 614 vagas para a área assistencial e 100 administrativa.Segundo o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, atualmente a Ebserh não conta com cadastro de reserva e há um déficit de, aproximadamente, 20% no quadro de pessoal.

“Teremos a substituição tanto de pessoal de Regime Jurídico Único que se aposenta, quanto do pessoal que tem o chamado vínculo precário [pessoas vinculadas às fundações universitárias], por celetistas. Além disso, há uma alta rotatividade de profissionais da área de saúde, o que prejudica os serviços que são prestados”, explicou o diretor.

Barbosa também ressaltou que os hospitais funcionam em regime de escala e a falta de determinados profissionais em determinadas áreas pode comprometer todo o serviço. “É de suma importância que a Ebserh tenha sempre vigente um concurso que possa servir como mecanismo de reposição desses funcionários”, afirma.

Concursos – Nos dois certames, os candidatos passarão por duas etapas de seleção: a prova objetiva e a análise de títulos e de experiência profissional. A Ebserh receberá propostas das empresas interessadas em organizar os concursos até o dia 27 deste mês. O objetivo é que os editais sejam publicados ainda neste semestre.

Ebserh – A Rede Ebserh é a maior rede hospitalar pública do Brasil, com aproximadamente 9 mil leitos ativos. Sua rede realiza cerca de 375 mil internações, 180 mil cirurgias hospitalares e 24 milhões de consultas e exames por ano. Focada no ensino e na pesquisa, a Ebserh conta com 959 programas de residência (médica, multiprofissional e uniprofissional) com mais de 7 mil residentes matriculados, além de ser campo de prática para mais de 60 mil graduandos na área de saúde em 32 universidades federais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui