A Damata Consultoria, empresa amazonense que atua na área de estudos e projetos ambientais, acaba de ser credenciada ao Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), tornando-se a primeira da região Norte com essa chancela. O instituto representa, no país, a Zero West Internacional Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem conceitos e princípios visando à sustentabilidade da cadeia de resíduos, com otimização dos descartes e eliminação do lixo no mundo.

O diretor da Damata Consultoria e auditor do ILZB, biólogo Daniel Santos, adianta que estão entre as ações que a empresa pretende trazer para o Amazonas, em parceria com o instituto, a promoção de eventos como o Fórum de Resíduos Sólidos e a Semana Lixo Zero, que é realizada anualmente nos estados onde a entidade atua, com objetivo de criar uma conscientização ambiental.

Daniel Santos explica que as organizações credenciadas ao ILZB têm como objetivo comum a articulação pela mudança nos padrões de produção e consumo, tendo como meta a eliminação do lixo. Para ser credenciado ao instituto é preciso que a empresa esteja alinhada com essas diretrizes e empenhada em difundi-las, além de divulgar boas práticas de gestão de resíduos sólidos. Para ele, ser a primeira empresa da região a integrar o rol das organizações mundiais com esse propósito é uma honra e um desafio. “Aumenta mais ainda a nossa responsabilidade”, afirmou.

O ILZB é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito lixo zero no país. Fundado em 2010, o ILZB representa no Brasil a ZWIA. Tem como missão articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais, promovendo a prática do lixo zero nos diversos segmentos da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here