25.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Empresários chineses são recebidos na Suframa em busca de informações para  investimentos no Brasil

Em cumprimento a mais uma atividade de prospecção para novos negócios e atração de investidores em potencial para a Zona Franca de Manaus (ZFM), a Suframa recebeu, nesta quinta-feira (30),  o CEO da Haian Rubber Group Co. Ltda. no Brasil,  Yanan Zheng. O grupo industrial possui sede em Fujian, na China, e produz pneumáticos “off the road”, voltados especialmente para o segmento de caminhões de mineração.

O empresário revelou que já há estudos por parte da organização, para que seja implantada uma operação fabril no País e, nesse sentido, a  vinda deles in loco a Manaus tem justamente o caráter de conhecer o funcionamento da Suframa e da própria ZFM.

Acompanhado do gerente técnico Biwei Fan, Zheng foi recebido pelo superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, que destacou a atuação proativa da instituição na atração de investimentos, o crescente interesse de indústrias estrangeiras de diversos segmentos na ZFM, a grandeza do Polo Industrial de Manaus (PIM), a segurança jurídica dos investimentos instalados na região e as rotas logísticas para escoamento de produtos.  “A Suframa tem realizado esforços para atrair novos empreendimentos produtivos, participando de feiras e eventos setoriais e buscando contatar diretamente empresas identificadas com potencial para se instalar na região. E esta é a segunda empresa chinesa que recebemos, só nesta semana, que demonstra grande interesse em produzir na ZFM”, frisou.

Durante a reunião, foi realizada uma apresentação técnica em conjunto pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa, Arthur Lisboa, e o coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais (CGPRI), Maurício Itikawa, sobre os principais atrativos de incentivos extrafiscais, a infraestrutura da região e as formas de apresentar um projeto industrial e pleitear assim os incentivos da ZFM. A ação também contou com a presença da servidora da CGPRI, Camilla Carneiro. “A produção de vocês muito nos interessa! Estando na Zona Franca de Manaus, a fábrica estará na Amazônia e, brevemente, todo produto fabricado aqui, no centro da Amazônia, vai valer mais do que qualquer outro fabricado fora daqui. Porque o nosso parque industrial é o que garante a floresta Amazônica em pé. A ZFM propiciou que o Amazonas preservasse mais de 95% da floresta em pé. Por isso, o carimbo de ‘Produzido na Zona Fraca de Manaus’ valerá muito mais!“, acrescentou o superintendente Bosco Saraiva.

Missão

A visita do grupo Haian à ZFM é uma consequência direta da participação da Suframa na 23ª China International Fair for Investment and Trade (CIFIT), realizada nos dias 8 e 11 de setembro, na cidade de Xiamen, província de Fujian. Na ocasião, a Autarquia apresentou as oportunidades de negócios na ZFM, no estande oficial, além de ter realizado uma apresentação em um seminário bilateral, reuniões em um encontro de negócios promovido pelos organizadores do evento e contato inicial com os representantes que manifestaram interesse em estudar operações no País.

Informações: [email protected]

Data: 30/11/2023

Texto: Isaac Júnior

Fotos: Divulgação/Suframa

spot_img