As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Encaminhamento para vagas de emprego foi o serviço mais procurado no primeiro dia do ‘Muda Manaus’ no Monte das Oliveiras

Governo 3

Atendimento continua nesta sexta-feira (06/03), com distribuição de senhas a partir das 7h

Uma força-tarefa formada por 22 órgãos do Governo do Amazonas está concentrada no bairro Monte das Oliveiras, zona norte da capital, durante a terceira edição do programa “Muda Manaus”. O evento começou nesta quinta (05/03) e segue até sábado (07/03), na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, localizada na avenida Sumaúma.

Uma das novidades desta edição é o encaminhamento para vagas de emprego pelo Sine Amazonas, que foi o serviço mais procurado no primeiro dia do evento. O trabalho é coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Somente nesta quinta-feira foram feitos encaminhamentos para 251 vagas de diversos segmentos e especialidades.

“Hoje nós estamos disponibilizando 251 vagas de emprego, nós fizemos uma divisão, algumas disponibilizadas na nossa sede e estamos disponibilizando 251 aqui no Monte das Oliveiras para as pessoas que estejam dentro do perfil de cada vaga. Podem vir para cá que nós estaremos fazendo o encaminhamento da vaga de emprego”, explicou a secretária executiva da Setemp, Neila Azrak.

Nesta sexta-feira (06/03), a Setemp oferecerá encaminhamento para 342 vagas, sendo 65 sem experiência. A distribuição de senhas começa às 7h e o atendimento será feito das 8h às 17h. Os interessados devem comparecer com os documentos originais e cópia do RG, CPF, PIS, CTPS, comprovantes de residência e escolaridade. As oportunidades são de diversas empresas e instituições do Amazonas e os detalhes serão informados pelos empregadores.

Shelda Dias, de 21 anos, viu no serviço de encaminhamento oferecido durante o “Muda Manaus” a chance de conseguir o seu primeiro emprego. Ela compareceu à escola Ernesto Pinho Filho para se candidatar à vaga de promotora de vendas externa.

“Eu fiquei bastante tempo (desempregada), acho que desde quando eu completei 18 anos. Aí eu soube pelo WhatsApp, mandaram mensagem falando que ia ter oportunidade aqui e eu vim através de uma amiga, que ela que me avisou e cheguei aqui”, disse Shelda.

Governo 2

Praticidade – A jovem também achou positiva a iniciativa do Governo do Estado levar serviços de grande procura para próximo da população dos bairros. “Assim fica mais próximo de casa, não só para mim, mas para todo mundo. Estou correndo atrás do primeiro emprego e essa ação caiu muito bem no momento”, afirmou.

Caio César, de 27 anos, mora no Nova Cidade e também procurou o serviço do Sine Amazonas no Muda Manaus em busca da vaga de consultor de vendas. “Estou procurando no mercado de trabalho há mais ou menos uns 4 meses um emprego e soube hoje através de um anúncio no jornal pela manhã. É importante porque às vezes a gente tem os Sines aqui nos postos fixos, mas muitas vezes fica distante para algumas pessoas principalmente pra quem mora mais afastado da cidade”, avaliou.

Assistência – Outros serviços oferecidos pela Setemp são: auxílio e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social digital, cadastramento de emprego, orientação sobre o benefício do Seguro-Desemprego, Orientação Jurídica, mapeamento, cadastramento e levantamento de informações relativas aos possíveis empreendimentos que se adequem à política de economia solidária para geração de emprego e renda.

Nesta sexta-feira (06/03) também serão realizadas duas oficinas de produção de sabão artesanal. Além disso, durante os três dias, será realizada uma feira de exposição e comercialização do segmento artesanal, bem como orientação, cadastramento e renovação de cadastros para emissão da carteira nacional do artesão.

“Nós estamos disponibilizado todos os serviços que a secretaria disponibiliza todos os dias na nossa secretaria fica na Djalma Batista. Intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, carteira de trabalho. Estamos com equipe de empreendedorismo, artesanato e economia solidária. Todos os serviços nós trouxemos para cá, para o Monte das Oliveiras, para atender melhor o cidadão dessa área”, informou Neila Azrak.

‘Muda Manaus’ – Nesta edição do “Muda Manaus” no Monte das Oliveiras, 22 órgãos da administração estadual oferecerão serviços nas sete áreas de atuação do programa: Educação, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Infraestrutura, Habitação e Saneamento Urbano; Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social; Saúde e Assistência Familiar; Segurança e Ordem Pública e Meio Ambiente e Produção Rural.

Para receber os atendimentos, o cidadão deve levar documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e certidão de casamento, se houver. Os atendimentos serão realizados mediante distribuição de fichas.

FOTO: TÁCIO MELO/SECOM