24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Encceja PPL abre período de recurso

Pedidos de revisão para atendimento especializado e tratamento pelo nome social devem ser realizados pelo responsável pedagógico. Prazo se encerra em 9/7

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira, 5 de julho, o período de recurso dos atendimentos especializados e tratamento pelo nome social para os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2020. Os responsáveis pedagógicos podem interpor recurso até o dia 9 de julho, por meio do Sistema Encceja.

Ao pedir revisão, o responsável pedagógico deverá anexar, no sistema do exame, nova documentação que comprove a necessidade de atendimento especializado, bem como de tratamento pelo nome social. O resultado dos recursos será divulgado pelo Inep no dia 15 de julho.

Aplicação – A aplicação das provas do Encceja PPL 2020 ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro, para o ensino fundamental e médio, respectivamente.

Prova – O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante será avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia. No caso do ensino médio, serão analisados os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.

Encceja – O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja.

Encceja PPL – As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

spot_img