24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Encontro em Manaus projeta novo cenário brasileiro de hepatite C

Especialista da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) capacita profissionais de saúde a partir dos novos tratamentos que podem elevar a chance de cura da hepatite C para 90%

Nesta semana, o hepatologista Eric Bassetti Soares, da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), passou por Manaus (AM) para ministrar uma palestra médica sobre o novo cenário da hepatite C no Brasil. Com o anúncio dos novos medicamentos que deverão ser disponibilizados pelo SUS brevemente, a chance de cura da doença pode chegar a 90%, dependendo das características do paciente. “O Sofosbuvir é a espinha dorsal das novas combinações de drogas sem interferon ​de combate à hepatite C, que reduz de forma considerável os efeitos adversos e o tempo de tratamento – atualmente de até 48 semanas – para 12 ou 24 semanas”, explica o especialista.

A hepatite C

A hepatite C é uma doença causada pelo vírus C (VHC). A transmissão ocorre, entre outras formas, por meio de transfusões de sangue ou de hemoderivados ocorridas antes de 1992, compartilhamento ou uso de materiais contaminados como seringas, objetos de higiene pessoal (lâminas de barbear e de ​depilar), alicates de cutículas infectados, além de outros materiais pérfurocortantes usados em tatuagens e colocação de piercings. Estimativas apontam que cerca de 3% da população mundial possa ter sido exposta ao vírus e desenvolvido infecção crônica, o que corresponde a 185 milhões de pessoas. Na maioria das vezes a doença é assintomática e silenciosa por décadas. A prevalência é a mesma entre homens e mulheres, sendo que em pessoas com mais idade a progressão da fibrose para a cirrose e suas complicações ​pode ser mais rápida. A ingestão de bebidas alcoólicas também pode acelerar a progressão da hepatite C. O teste para detecção da doença é fácil, rápido, gratuito e está amplamente disponível na rede pública nas unidades básicas de saúde no Brasil​.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui