Amazonas Notícias
Amazonas Notícias

O grito pela vida que vem da Amazônia: Não ao tráfico de pessoa!

A Rede Um Grito Pela Vida – Região Norte realizará em Manaus, no período de 4 a 8 de março, seu primeiro Encontro Internacional de Formação que terá por tema O Grito pela vida que vem da Amazônia: Não ao tráfico de pessoas. O evento que acontecerá na Casa de Formação Laura Vicuña, tem o objetivo de fortalecer a atuação em rede, capacitar e formar lideranças para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, desenvolvendo práticas pedagógicas e construindo propostas de políticas públicas para a prevenção do tráfico na Região Amazônica.

O evento é parte das ações inseridas na incansável luta contra o tráfico de pessoas, motivadas pelo Papa Francisco que tem sido insistente e firme no seu compromisso com os irmãos e irmãs em situação de tráfico humano, e, em situações de escravidão e violações de direitos, motivando toda Igreja a se unir numa grande corrente de oração pelas vítimas deste cruel crime; pela punição e conversão dos criminosos; pelas pessoas, grupos e organizações e redes que se comprometem com esta causa, doando suas vidas para defender as pessoas traficadas e romper com estas redes criminosas.

Serão socializadas experiências de enfrentamento ao tráfico de pessoas nas diversas regiões e países, no intuito de somar forças e construir propostas comuns de ações e políticas públicas para a Região Norte. Com a presença de Heloisa Greco Alves, Coordenadora Nacional de Enfrentamento ao Tráfico do Ministério da Justiça, durante o evento haverá reivindicações e apresentação de propostas de ações, para a elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento ao tráfico de pessoas, o monitoramento e efetividade das políticas já implementadas em nível Estadual e Nacional.

A abertura acontece no dia 4 de março, às 8h, e contará com a participação do bispo auxiliar de Manaus Dom Mário Antônio; Pe. Cleverton Márcio Araújo da Silva, coordenador da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional Amazonas/Roraima; Ir. Roselei Bertoldo, articuladora da Rede Um Grito Pela Vida, Amazonas/Roraima; Ir. Eurides Alves de Oliveira, coordenadora Nacional da Rede Um Grito Pela Vida; Ir. Gabriela Botani, da Rede Internacional Talita Kun.

Participarão do evento lideranças de todos os Estados da Região Norte do Brasil e representantes dos países de fronteira. Contará com a presença do Vereador Bibiano Garcia, que tratará da criação da Frente Parlamentar de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Marcel Hazeu, da ONG Só Direitos de Belém, que fará uma leitura do tráfico de pessoas na Amazônia; Graça Prola, da Assistência Social e Cidadania (Seas) do Amazonas, que tratará das políticas públicas existentes para o enfrentamento do tráfico de pessoas; dentre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here