Take a fresh look at your lifestyle.

Encontro marca abertura do Dezembro Vermelho na Fundação de Medicina Tropical

-publicidade-

Um workshop para voltado para jornalistas marcou a abertura da campanha do Dezembro Vermelho da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na noite desta terça-feira (1º/12). O encontro, realizado no auditório do Instituto de Pesquisa Carlos Borborema (IPCCB), reuniu jornalistas, pesquisadores e profissionais da saúde.

O workshop teve como sua primeira palestra uma abordagem sobre estudo clinico da vacina contra o HIV-1. A pesquisa iniciou no mesmo dia na FMT-HVD. O palestrante foi o pesquisador Marcus Lacerda. Na oportunidade, os presentes puderam tirar dúvidas sobre o estudo e sobre a nova vacina.

A segunda palestra foi ministrada pelo Dr. Vanderson Sampaio, focada na importância das etapas dos estudos clínicos. O tema, por sua vez, está em evidência na atualidade em pesquisas como a da vacina da Covid-19.

A gerente de Epidemiologia da FMT-HVD, Evela Silva Magno, apresentou ferramentas de pesquisa em saúde, de acesso livre para qualquer pessoa, o que facilita o trabalho dos jornalistas.

A palestra sobre preconceitos linguísticos e termos inadequados, abordada pelo gerente de IST Aids e Hepatites virais da FMT-HVD, Reinan Brotas, fechou a noite.

Vacina – O estudo para vacina contra o HIV-1 iniciou nesta terça-feira (1º/12). Quem tiver interesse em ser voluntário no estudo deve preencher um formulário no site do IPCCB (https://www.ipccb.org/precadastro). O perfil da pessoa será avaliado, e a equipe da pesquisa fará a avaliação e dará um retorno para o possível candidato.

Campanha – Continuando a campanha do Dezembro Vermelho, nesta quarta-feira (02/12) ocorrerá testagem para HIV, das 8h às 13h, no ambulatório da FMT-HVD. O interessado deve portar qualquer documento de identificação.

FOTO: Divulgação/FMT-HVD

-publicidade-