25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Enem: 2,5 mil estudantes da rede estadual participam de aulão preparatório

Aulão acontece uma semana antes da primeira prova do exame nacional

Cerca de 2,5 mil alunos finalistas do Ensino Médio da rede estadual de educação participaram nesta quinta-feira (31/10) de mais uma edição do “Aulão na Rede”, programa preparatório para vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Realizado pela Rede Amazônica, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, o “Aulão na Rede” aconteceu às 8h, no Studio 5, na avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I, zona sul.

Ao todo, 72 escolas foram mobilizadas para a participação na atividade. A secretaria disponibilizou ainda transporte para todos os estudantes, bem como lanches.

Para a secretária executiva adjunta da Capital, Arlete Mendonça, com o resultado da parceria com a Rede Amazônica, as expectativas são as melhores, uma vez que a pasta, no seu planejamento, mantém outras atividades que envolvem os alunos em fase de vestibular.

“Essa é mais uma oportunidade que estamos dando aos nossos alunos. É uma parceria que aconteceu ao longo dos últimos anos e que tem trazido bons frutos. Aqui temos um reforço daquilo que já fazemos ao longo do ano em sala de aula”, destacou.

Ainda conforme a secretária, o próximo “Aulão na Rede” acontecerá na terça-feira (05/11). “Nossa presença está confirmada para a próxima terça-feira. As datas foram definidas para o período em que acontecem as duas provas do Enem, pois entendemos o quanto é fundamental a multiplicação dos conteúdos a estes estudantes nessa fase final da preparação”, enfatiza.

Público – A gestora da Escola Estadual Lecita Fonseca Ramos, Aretuza Cavalcante, considera a iniciativa um estímulo para os estudantes. “O acesso a um evento tão grandioso como este os motiva a buscar ainda mais conhecimento, visto que na nossa instituição nós já participamos de outro programa da Secretaria de Educação, o “Conquistar”, que também revisa os conteúdos do SIS, PSC e Enem”, destaca.

Para a estudante Sara Vieira, de 17 anos, do Centro de Ensino Integral Áurea Braga, a revisão é uma oportunidade para os alunos que precisam relembrar o conteúdo do ano letivo. “É importante para estarmos a par de todas as disciplinas que devem cair no Enem, e ainda poder interagir com estudantes de outras escolas, o que torna o aprendizado muito mais dinâmico”, disse a estudante.

A estudante da Escola Estadual Marcantônio Vilaça I, Karine Xavier, de 16 anos, conta que além de permitir rever assuntos, as aulas ajudam a dar ênfase em disciplinas difíceis. “Sem dúvida é uma ótima oportunidade de interação com professores e estudantes de outras escolas, e eu espero que assuntos relevantes sejam ainda mais frisados nesta edição do ‘Aulão na Rede’”, afirma.

Enem – O exame nacional acontece nos próximos dias 3 e 10 de novembro, respectivamente, primeiro e segundo domingo do mês. No Amazonas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são 118.149 inscritos, dentre os quais 58.516 são do sexo feminino e 49.633 do masculino.

No Amazonas (com exceção dos 13 municípios), a abertura dos portões ocorrerá às 11h, com fechamento às 12h, e o início das provas será às 12h30. O término está previsto para as 18h.

Em 13 municípios do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga), os portões serão abertos às 10h, com fechamento às 11h e término das provas previsto para as 17h.

FOTO: Cleudilon Passarinho

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui