27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Enfermaria Psiquiátrica do sistema prisional é reformada por reeducandos do “Trabalhando a Liberdade”

Internos do programa de ressocialização implantado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), “Trabalhando a Liberdade”, atuam na reforma de mais um estabelecimento penitenciário. Dessa vez, 10 reeducandos do Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1), no km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), executam reparos na Enfermaria Psiquiátrica do sistema prisional, anexa ao local.

Ao longo de quase cinco anos de existência, essa é a primeira vez que a enfermaria passa por revitalização. A mão de obra dos internos promete proporcionar melhorias na estrutura física da enfermaria, e consequentemente, na oferta dos atendimentos social, psicológico, psiquiátrico e fisioterapêuticos, que são prestados aos detentos de todas as unidades prisionais de Manaus.

No local, os ‘amarelinhos’ realizam serviços de alvenaria, com a construção de camas concretadas e o levantamento de paredes de uma sala de aula; refrigeração e limpeza de condicionadores de ar, parte elétrica; pintura e revitalização da horta, nesta última atividade contarão com o apoio de três pacientes da enfermaria psiquiátrica.

A Enfermaria Psiquiátrica atende os presos que estão cumprindo medida de segurança e apresentam algum transtorno mental. No local, são realizados atendimentos diários individuais com os pacientes; e em grupo, quando necessário; mais terapias ocupacionais e psiquiátricas.

Para o diretor da Enfermaria Psiquiátrica, Marcos Jorge de Oliveira, a ocupação veio em boa hora. “Essa ocupação é extremamente necessária para a higiene mental e física dos pacientes. A revitalização do local vai melhorar a qualidade de vida dos internos e as condições de trabalho dos profissionais desta unidade”, comentou.

Remição de pena – A Lei de Execução Penal (LEP) assegura ao interno trabalhador o direito à remição de um dia de pena a cada três dias trabalhados.

FOTO: Divulgação/Seap

spot_img