27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Engenheiros do Pará visitam obras do Prosamim para conhecer as boas práticas da política ambiental do programa

Essa é a segunda visita que o Prosamim recebe, em novembro, de equipes técnicas de outras localidades para obter conhecimentos sobre o programa

Uma comitiva de engenheiros civis e ambientais e assistentes sociais e técnicos da equipe da Prefeitura Municipal de Parauapebas, município do estado do Pará, esteve em Manaus, nesta semana, para estudar e conhecer acerca da política ambiental seguida pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) na execução de suas obras. Essa é a segunda visita que o Prosamim recebe, neste mês de novembro, de equipes técnicas de outras localidades para fazer a troca de conhecimentos sobre o programa.

A equipe do Pará busca recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implantação do Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Em Manaus, os técnicos do Prosap conheceram o Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA) desenvolvido pelo BID e suas boas práticas aplicadas na execução das obras do Prosamim. A equipe também conferiu os trabalhos na área social e de engenharia do programa.

No último dia 22 de novembro, um grupo de arquitetos e urbanistas franceses conheceram as futuras áreas de intervenção e um residencial do Prosamim. A vista fez parte de um intercâmbio técnico que teve o objetivo de avaliar as boas práticas aplicadas em projetos habitacionais e de saneamento básico.

“Muito importante promover essa troca de experiência e conhecimento com as equipes que vêm conhecer o programa porque compartilhamos os resultados obtidos através das práticas e sistemas que foram utilizadas e consolidadas pelo Prosamim. Isso é de uma importância gigantesca para essas equipes que ainda irão iniciar seus projetos de saneamento”, ressaltou o subcoordenador do setor ambiental do Prosamim, Otacílio Cardoso.

O coordenador do Prosap, Daniel Beneguigui, afirmou que a visita ao Prosamim consolidou os novos conhecimentos para a implantação do projeto no Pará. “Conseguimos ter conhecimento e informações relevantes para um projeto com as mesmas características do Prosamim. Conhecemos todo o sistema de gestão ambiental e social que foi realizado aqui (Manaus) e isso vai nos nortear para dar direcionamento as nossas ações na execução do Prosap”.

Os técnicos de Parauapebas receberam da equipe do Prosamim os certificados sobre o conhecimento repassado sobre o Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA).

FOTO: TIAGO CORRÊA/UGPE

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui