26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Entenda como funciona: afinal, o que é um consórcio?

Modalidade na qual o cliente compra uma cota com opção de carta de crédito que pode ser utilizada para aquisição de móveis, carros, imóveis, entre outros, é boa opção de investimento; saiba como funciona.

Em ano de crise e recessão econômica muito se falou em maneiras de economizar e se planejar para realizar sonhos. Uma das mais sugeridas pelos economistas foi o consórcio, que permite ao cliente pagar uma parcela bem mais acessível, se comparada a um financiamento, e conseguir adquirir, por meio de carta de crédito, eletroeletrônicos, móveis, carros, motos, caminhões, imóveis, serviços, entre outros itens. Mas afinal, como funciona um consórcio?

O Consórcio Luiza, empresa do grupo Magazine Luiza, oferece há 23 anos opções de consórcio nos mais diferentes segmentos e já ajudou milhares de pessoas a alcançar os mais distintos objetivos possíveis, tais como a festa da formatura, o vestido de casamento, a cirurgia plástica ou o carro novo. Isso acontece por meio da contemplação da carta de crédito contratada.

Segundo Edna Maria Honorato, diretora do Consórcio Luiza, o sistema de consórcios é uma modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas. “Trata-se de um grupo fechado, cuja finalidade é auxiliar na compra de bens, móveis ou veículos ou na contratação de serviços”, explica.

O cliente, após ser contemplado, tem liberdade para escolher o bem ou serviço dentro do segmento contratado, com a vantagem de poder negociar o valor à vista. “O consórcio é, além de tudo, um sistema de educação financeira, pois ajuda as pessoas a lidar de forma mais sensata com o dinheiro, dando a oportunidade de elas adquirirem bens, muitas vezes, difíceis de serem alcançados de outras maneiras”, explica Edna.

As contemplações podem ser por sorteios mensais, nos quais participam todos os clientes em dia com suas parcelas, de forma igualitária, ou por lance. Este último é uma espécie de leilão, em que o cliente oferta o valor que quiser. A contemplação é para o maior lance entre todos os ofertados.

Para o pagamento do lance existem várias modalidades no Consórcio Luiza: utilização de recursos próprios, abatendo parte do lance do próprio crédito contratado, ou usando o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), no caso do consórcio de imóveis. Estas opções podem reduzir o valor de parcelas ou o prazo do consórcio contratado.

A cliente do Consórcio Luiza Jussara França, de Ibirite, Minas Gerais, optou pelo consórcio para adquirir novos eletroeletrônicos para casa e não se arrependeu. “Eu e meu marido conseguimos alcançar o sonho da casa mobiliada por meio do Consórcio Luiza, com parcelas justas e acessíveis”, afirma.

Consórcio Luiza

No mercado há 23 anos, o Consórcio Luiza oferece seus serviços em 780 lojas do Magazine Luiza e conta ainda com 164 gestores de negócios autorizados, além do site www.consorcioluiza.com.br.

Com sede em Franca (SP), a empresa, uma das maiores no ramo de consórcios do país, oferece serviços inovadores e de qualidade, possibilitando aos clientes a conquista de seus sonhos por meio de opções de cartas de crédito de eletro, móveis, carros, caminhões, motos, imóveis, serviços como festas, saúde e estética, viagens, estudos, reformas, entre outros. Atualmente, a empresa está investindo na expansão do seu quadro de gestores de negócios em todo o Brasil, aproveitando o bom momento em que o sistema se encontra.

Há cinco anos consecutivos figura entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, e há três anos, entre as melhores da América Latina, segundo o Instituto Great Place to Work. Em 2014, foi o vencedor do prêmio Época Reclame Aqui, na categoria Consórcios, que elege as empresas com melhor atendimento ao consumidor do Brasil. Afiliado à ABAC (Associação Nacional dos Administradores de Consórcios) e ao SINAC (Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcios), o Consórcio Luiza já entregou mais de 260 mil bens e, atualmente, conta com mais de 70 mil clientes ativos. Em seus 23 anos, não possui reclamação fundamentada no Procon e conta com uma excelente reputação junto ao BACEN.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui