Entenda por que o Enem é uma ótima oportunidade para treineiros

Segundo diretor do Sistema de Ensino pH, fazer a prova como treino é uma chance do aluno testar seu nível de conhecimento

Neste ano, 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse número, um total de 10,6% dos inscritos são treineiros, ou seja, participantes que concluem a escola após 2018 e que vão prestar a prova apenas como teste. Mas qual a vantagem de fazer o vestibular “antes da hora”?

Para Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, o aluno pode simular a prova numa condição real com os conhecimentos que adquiriu ao longo do 1º e do 2º ano do ensino médio. “O mais importante é ter um diagnóstico e conferir o resultado de como está o nível de conteúdo e prática para o Enem”, sugere.

De acordo com a metodologia do Sistema de Ensino pH, o objetivo de uma avaliação não é dar notas, mas sim fazer uma análise e utilizar o resultado para identificar erros e fraquezas. Dessa forma, os planos de ação ajudam o estudante a corrigir lacunas e aperfeiçoar o aprendizado. Por isso, é indicado que participantes que ainda não concluíram o ensino médio realizem o Enem como uma ferramenta de estudos.

“O treineiro vai com uma carga emocional melhor porque está treinando, então é comum que ele faça a prova com mais tranquilidade. Isso é um ponto positivo porque quando chegar no terceiro ano, não vai ser uma experiência nova, ele já vai estar fazendo aquilo pela segunda ou terceira vez”, ressalta Falcão.

O diretor do Sistema relembra que ter calma é a chave para uma boa execução das questões. A dica vale tanto para o treineiro como para qualquer um que esteja fazendo a prova. “O aluno precisa ter a ideia de que ele fez o que podia fazer, tendo confiança no seu trabalho. Ele não tem que se preocupar com esse resultado e ficar nervoso, porque está treinando e aperfeiçoando suas técnicas de estudo”, finaliza.

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular. O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.