Amazonas Notícias

Entendendo e tratando a dor no calcanhar: avanços nos estudos da fascite plantar e esporão de calcâneo

Pesquisas Revelam Impacto de Exercícios e Calçados na Saúde dos Pés

São Paulo, janeiro de 2024 – A dor no calcanhar, uma queixa comum entre muitas pessoas, pode ser um sintoma de fascite plantar, uma inflamação na região do calcanhar. Estudiosos da saúde dos pés têm descoberto que atividades de alto impacto como correr, saltar, dançar e até mesmo o sobrepeso podem causar pressão excessiva na sola dos pés, desencadeando dores intensas.

A fascite plantar é uma condição que ocorre quando a fáscia plantar, o tecido que sustenta o arco do pé, fica inflamada. Isso pode resultar em dor intensa e limitações para andar, podendo evoluir para a formação de esporão de calcâneo se não tratada adequadamente.

A professora e pesquisadora Dra. Ana Paula Ribeiro, da Universidade Santo Amaro (UNISA), conduziu estudos na área, enfocando a importância da forma do pé e da distribuição do impacto durante a caminhada e atividades esportivas na progressão da fascite plantar. De acordo com seus estudos, o tipo de pé (cavo ou plano) influencia significativamente a distribuição do impacto na sola dos pés e, consequentemente, a saúde dos mesmos.

A pesquisa de Dra. Ana Paula também examinou tratamentos para a fascite plantar e esporão de calcâneo. Ela descobriu que palmilhas e calçados minimalistas, com solado flexível e reto, podem ajudar a distribuir melhor as forças de impacto recebidas pelos pés, reduzindo a dor e aumentando a funcionalidade. Esses avanços representam um passo significativo no tratamento dessas condições dolorosas, proporcionando alívio e maior qualidade de vida para aqueles afetados.

Relacioandos