27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Entidades convocam Jornada de Lutas da Juventude Amazonense: Em defesa do Passe Livre Estudantil, contra o fechamento de escolas e não construção de creches em Manaus e mais investimentos na educação superior no Amazonas

Reunião das lideranças, Escola Normal Superior – UEA

No ultimo sábado (05), entidades de juventude e do movimento estudantil, se reuniram na Escola Normal Superior – UEA , para convocar a Jornada de Lutas da Juventude Amazonense, trazendo como pautas principais a luta em defesa do Passe Livre Estudantil, a questão do fechamento de escolas e a não construção de creches em Manaus e a garantia de mais investimentos para educação superior no Amazonas. Participaram centros acadêmicos, grêmios estudantis, a Pastoral Universitária, a União da Juventude Socialista e as entidades gerais do movimento estudantil, como a UNE, UBES, UEE Amazonas, UMES Manaus e DCE UEA, que mobilizaram cerca de 80 jovens para encaminharem as decisões sobre a jornada.
Definiu-se ali uma agenda de lutas no mês de março que iniciará com panfletagem e falação em carro som, no T1 da cidade de Manaus, na segunda feira (07), às 16h, onde as entidades irão dialogar com a população manauara sobre o que está acontecendo na cidade. E finalizará no dia 30 de março com a grande passeata da juventude, que concentrará na Praça do Congresso, Centro, às 14h, e finalizará em frente à Prefeitura de Manaus, na Avenida Brasil.
“A juventude está cansada do descaso da Prefeitura de Manaus, queremos uma cidade humanizada, com educação de qualidade, e transporte público gratuito. Onde as famílias, principalmente, as mulheres, possam ter creches e escolas qualificadas para seus filhos e filhas estudarem. Queremos respostas imediatas” afirma a estudante e Presidente da UEE Amazonas, Bruna Brelaz.
Pautas
A juventude enxerga que a capital Manaus e o Estado do Amazonas vêm enfrentando várias problemáticas. Em Manaus existe um verdadeiro descaso com as crianças, escolas sendo fechadas, creches não construídas e merenda escolar que não tem qualidade, assim como todos os dias a população manauara enfrenta um transito caótico e um transporte publico que não tem nenhuma qualidade, caro e precário.
Assim como no Estado do Amazonas, no que tange o Ensino Superior, vem enfrentando algumas dificuldades como o não pagamento de bolsas de pesquisadores da FAPEAM, e a exclusão da SECTI, para os universitários isso é um grande retrocesso. Os mesmos também reinvidicam 100% dos royalties dos minérios do Amazonas para a educação, e que a exploração desses minérios sejam abertas para a população e que também as representações do movimento social possam fazer parte desse processo como fiscalizadores. Para além disso, os estudantes lutam pela garantia de mais assistência estudantil, contra o sucateamento da universidade pública e a mercantilização da universidade privada.
O Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, João Victor, afirma que “os secundaristas cumprirão papel fundamental na mobilização dessa Jornada de Lutas, pois os mesmos, são aqueles que mais sofrem com os descasos que ocorrem no transporte público e na educação. Mobilizamos também as famílias, pais e mães, que tem que pagar todos os dias para seus filhos um transporte caríssimo e sem qualquer qualidade.”

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui