24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Entre janeiro e agosto, ações educativas do Detran-AM alcançaram mais de 77 mil pessoas

Promover educação para o trânsito também é uma das funções do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Atuando nesse sentido, a instituição realizou, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, 213 cursos e ações educativas, alcançando 77.409 pessoas nas atividades, realizadas em escolas, empresas e instituições públicas e privadas.

Nesta semana, a Gerência de Educação para o Trânsito reforçou as ações educativas em alusão à Semana Nacional do Trânsito, com o objetivo de promover um trânsito seguro e humanizado, levando educação, cidadania, promovendo a preservação da vida dos condutores e pedestres. Até o mês de agosto, as atividades ocorreram em oito municípios do Amazonas.

A coordenadora da Gerência de Educação de Trânsito, Delnandina Monteiro, relatou que o objetivo do programa é sempre levar educação, valores e respeito, mostrando que o trânsito é assunto de responsabilidade. “O programa tem mais de 10 anos. Entre janeiro e agosto, passamos por 124 escolas e alcançamos mais de 29 mil alunos, levando cursos e orientações a todos os envolvidos no trânsito. Estamos sempre levando orientações a escolas e empresas, mostrando que o trânsito é responsabilidade de todos”, disse ela.

O atendimento nas escolas públicas e particulares é realizado por meio de ações lúdicas, como apresentação do teatro de fantoches com foco na educação infantil e ensino fundamental, e palestras direcionadas ao Ensino Fundamental e Ensino Médio. Instituições de curso superior também são contempladas com as atividades de educação para o trânsito.

Uma das instituições que recebeu ação da Gerência de Educação durante Semana Nacional do Trânsito foi a Creche Municipal Ana Lopes Pereira. A pedagoga da creche, Ellen Veras Lobato, ressalta que as ações educativas contribuem com o desenvolvimento das crianças e que os alunos repassam para os pais os conhecimentos adquiridos durante as atividades.

“Esse projeto de educação para o trânsito é realizado há cinco anos aqui na creche e já faz parte do calendário pedagógico da instituição. Nessa Semana Nacional de Trânsito fechamos com a apresentação de fantoches”, disse Ana.

FOTO: Erikson Andrade e Chelly Baggio

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui