27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Episódios online com teatro de objetos retratam lendas e mitos amazônicos

O imaginário amazônico ganha “vida” nesta terça-feira, 23/3, às 19h, com a estreia do projeto “Contação de História: Lendas e Mitos Amazônicos”. Em cena, a atriz Ariane Feitoza se apropria do teatro de objetos para apresentar quatros histórias, de forma divertida e lúdica.

Todo o conteúdo é digital e estará disponível na página do YouTube da atriz, pelo link http://bit.ly/contacaodehistoriasam. Ao todo, quatro episódios com duração de até 15 minutos irão compor o “Contação de História: Lendas e Mitos Amazônicos”.

O primeiro episódio traz a “A Árvore de Todos os Frutos”, história indígena da região de Roraima que conta o surgimento do Monte Roraima e trata da sua importância para toda região Norte. O segundo retrata “Juca e a Serpente do Rio”, que conta a história de caboclo amazônida que realiza três desejos ao encontrar uma serpente que vive no fundo do rio Amazonas.

Os episódios continuam com a exibição de “A Lenda do Uirapuru”, um pássaro especial com poderes mágicos para realizar um desejo especial de quem consegue encontrá-lo; e “A Lenda da Iara”, a sereia que foi aprisionada no fundo do rio e que até hoje protege pescadores.

O projeto “Contação de História: Lendas e Mitos Amazônicos” foi contemplado pelo edital Programa Cultura Criativa 2020 – Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

O público alvo são crianças e adolescentes, principalmente, alunos da rede pública municipal e estadual de ensino. Todos os capítulos serão traduzidos em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e contarão com audiodescrição, promovendo a inclusão e eliminando barreiras de acesso ao projeto na íntegra.

Foto: Acervo Pessoal

spot_img