26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Equipe da Deops e Corpo de Bombeiros promovem treinamento de Bláster em Pirotecnia

A Polícia Civil do Amazonas, por meio do Serviço de Armas, Munições e Explosivos (Same) da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), promove ao longo deste sábado, dia 16, o “Treinamento de Bláster em Pirotecnia”, voltado a policiais civis, bombeiros, profissionais e comerciantes que manuseiam fogos de artificio. O curso está sendo realizado no prédio do Corpo de Bombeiros, situado na Avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona Sul da cidade.

O treinamento, que conta com a participação de aproximadamente 60 pessoas, iniciou por volta das 8h e segue até às 17h. Amanhã, dia 17, a capacitação continua durante todo o dia. Na abertura do evento, a delegada titular da Deops, Catarina Saldanha, explicou que este curso faz parte do processo de expedição da carteira de Bláster em Pirotecnia, expedido pela Deops.

“É nosso papel fiscalizar e garantir a segurança referente ao manuseio e armazenamento de fogos de artificio, por meio dessa capacitação técnica. Essa parceria com o Corpo de Bombeiros é imprescindível pra manutenção das normas e segurança relativas aos trabalhos com fogos” afirmou Catarina Saldanha.

A investigadora de Classe Especial, Alcyrlene Waughan, responsável pelo Same e coordenadora do treinamento, ressaltou a importância da expedição da carteira de Bláster. “Nós emitimos o Bláster para que profissionais da área possam vender e manusear legalmente os fogos de artifícios. Esta é a terceira vez que a instituição promove o curso, igualmente nas últimas edições, trouxemos um ministrante altamente qualificado, da cidade de Santo Antônio do Monte, no estado de Minas Gerais, para capacitar os policiais civis, bombeiros, comerciantes e profissionais pirotécnicos.”, enfatizou.

Alcyrlene Waughan destacou ainda que o treinamento visa qualificar não apenas policiais civis e bombeiros, mas principalmente pessoas que comercializam os produtos, além de profissionais que realizam eventos com o uso de fogos de artifício. Emivaldo Oliveira, empresário do ramo, discorreu sobre a parceria da Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros na realização do treinamento.

“Estamos participando, e cooperando, com essa parceria desde os últimos três treinamentos. Esse curso é muito necessário para que haja um entendimento da legislação sobre uso de fogos de artifícios, para que assim as empresas estejam legalizadas e a segurança seja a premissa do nosso trabalho”, disse o empresário.

O especialista na legislação de fogos de artifício, e ministrante do curso, capitão Jorge Itabajara, ressaltou a importância da divulgação das leis referentes à utilização dos fogos. “Estamos trabalhando para que, além do conhecimento das leis atualizadas, as pessoas que estão no treinamento coloquem em prática o que estão aprendendo. A legislação é ainda pouco conhecida e essa parceria tem buscado divulgar e reciclar os procedimentos corretos. A comunidade tem o direito de denunciar as irregularidades relativas à venda e manuseio de fogos de artifício à Deops, para que a segurança seja mantida” explicou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui