Take a fresh look at your lifestyle.

Esap apresenta trabalhos finais de residentes em Medicina da Família e Comunidade

-publicidade-

A Escola de Saúde Pública (Esap), da Prefeitura de Manaus, promove, a partir desta sexta-feira, 5/2, sessões públicas para apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), da 8ª turma de médicos residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Devido à pandemia do novo coronavírus, as apresentações irão acontecer de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet. As dez defesas serão realizadas ao longo de quatro dias, começando nesta sexta-feira, 5, prosseguindo pelas próximas segunda, 8; terça, 9; e quarta-feira, 10. Fl

Em seus trabalhos, os acadêmicos abordam temas relacionados à prática médica, como o papel do especialista em Medicina de Família e Comunidade no planejamento familiar; o combate ao sedentarismo; o tratamento de transtornos de ansiedade e síndrome de Burnout; a reeducação alimentar; e a contribuição das plantas medicinais para o cuidado com a saúde.

As defesas dos TCCs marcam o encerramento da jornada de 24 meses de atividades práticas e pedagógicas dos médicos residentes em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Semsa. Com as vivências adquiridas ao longo desse período, os médicos puderam se aproximar ainda mais da realidade da população de Manaus, e seus trabalhos refletem o esforço de aperfeiçoar o atendimento levado às famílias manauenses, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, as apresentações públicas da 8ª turma atendem tanto à necessidade de distanciamento social quanto ao compromisso da Prefeitura de Manaus com a transparência das informações, além de mostrar para a sociedade, que o trabalho de aprimoramento do SUS segue, mesmo na situação de pandemia.

“Consideramos a defesa dos trabalhos da atual turma uma grande vitória para a pesquisa acadêmica em saúde no município, além de uma conquista relevante para a população, que será beneficiada pelos conhecimentos que nossos médicos residentes adquiriram em seu período de atuação na Atenção Básica”, explica.

A programação completa pode ser consultada no link https://meet.google.com/ubg-utox-ore.

Texto – Renildo Rodrigues/Semsa

— — —

-publicidade-