Amazonas Notícias

Escola Ana Lúcia de Moraes realiza roda de conversa com importantes nomes da Literatura Amazonense

Com o objetivo de integrar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao mundo literário e ao universo da música amazonense, a Escola Estadual Ana Lúcia de Moraes Costa e Silva, localizada na zona norte Manaus, organizou nesta quinta-feira (20/06) o ‘Projeto Literário: Roda de Conversa com Celdo Braga’.

Além da participação do professor, poeta, compositor e músico Celdo Braga, o evento também contou com a presença da escritora e presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Ajeb/Am), Silvia Grijó, e do presidente da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alaca), Rômulo Sena.

Segundo a diretora da E.E. Ana Lúcia de Moraes, Suelen Martins, foi uma honra receber pessoas tão importantes para a cultura amazonense na unidade de ensino. Ela destacou, ainda, que integrar os estudantes na literatura do estado é de suma importância.

“Poder apresentar um artista conhecido mundialmente aos nossos alunos é uma maneira da gente incentivar a produção e reprodução da nossa literatura e das nossas artes”, disse a diretora.

Semana da Literatura na escola

A roda de conversa foi o evento selecionado para encerrar a ‘Semana da Literatura na Escola’, uma atividade que faz parte do calendário da jornada pedagógica de 2024, da E.E. Ana Lúcia de Moraes. 

Os alunos embarcaram em uma jornada ao longo da semana, onde receberam a visita de escritores como Sérgio Freire, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os estudantes também se dividiram em grupos e cada equipe ficou responsável por falar sobre vida e obra de escritores e poetas da região.

Walex Dumont, professor de Língua Portuguesa e um dos organizadores do evento, explicou que o intuito dessa jornada foi valorizar a Literatura e contribuir para a formação de futuros escritores no Amazonas.

“Estou muito feliz e realizado em propor essa experiência tão incrível e importante que é estimular a Literatura, a escrita e a arte. A escola fica agraciada em receber pessoas que contribuem para a formação dos nossos alunos”, explica o professor. 

Roda de conversa com Celdo Braga

Nesta quinta-feira, a semana da literatura na escola encerrou com a roda de conversa onde um momento de troca de conhecimento entre alunos e escritores, que ocorreu na biblioteca da escola.

As turmas do 9º ano presentes realizaram uma série de atividades como a caixa literária, onde cada caixa continha um tema sobre as obras do autor. Durante a roda de conversa, houve um momento cultural onde o artista apresentou as músicas deles e instrumentos feitos de elementos como caroço de tucumã, caroço de manga, entre outros.

O evento também contou com a apresentação de estudantes como Alana dos Anjos, 14 anos, que declamou um poema. A aluna contou que foi um momento muito gratificante e que eles estavam muito nervosos, mas foi muito divertido.

“Nós nos preparamos para recebê-los e quando os conhecemos vimos que eles são pessoas que se dedicam muito. A nossa escola nos apoia muito e conseguiu trazer essas pessoas que nos estimulam a conquistar nossos sonhos e isso me deixou muito feliz”, disse a aluna. 

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Relacioandos