As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Escola de Contas do TCE-AM inicia ciclo de capacitações on-line a partir de quinta (4/06)

A Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), coordenada pela conselheira Yara dos Santos Lins, realizará, a partir deste mês, um ciclo de cursos e capacitações on-line com diferentes temáticas relacionadas à administração pública. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do portal da ECP no link https://moodle.tce.am.gov.br/ .

Os cursos têm como objetivo manter o cronograma da ECP ativo, mesmo com o isolamento social provocado pelo novo coronavírus, além de capacitar a sociedade civil e aos jurisdicionados quanto às peculiaridades no sistema público, entre outros, no enfrentamento à pandemia.

De acordo com a diretora-geral da ECP, Virna Pereira, a implementação das plataformas on-line nas aulas propostas pela Escola será um modelo de formação fundamental para a sociedade.

“Não temos como regredir o avanço da tecnologia. A comodidade de assistir a lives e cursos em seus próprios celulares a qualquer momento faz com que essa ferramenta seja aperfeiçoada. Ela veio para ficar e será utilizada amplamente pela ECP”, garantiu a diretora, ao ressaltar que os cursos por teleconferência têm apoio total do conselheiro-presidente Mario de Mello e coordenação da conselheira Yara Lins dos Santos.

Inicialmente, os cursos acontecerão todas as quintas-feiras do mês de junho, às 15h, de forma virtual, via plataforma Google Meet. Os alunos poderão interagir pelo chat, levantando seus questionamentos e tirando dúvidas que serão respondidas pelo instrutor responsável pela capacitação.

As inscrições para cada curso estão abertas e podem ser feitas no link https://moodle.tce.am.gov.br/. Os alunos que participarem terão certificados emitidos pela ECP disponibilizados no Moodle.

Cronograma de capacitações

A primeira capacitação será realizada já na próxima quinta-feira (dia 4 de junho), com a temática “Sistemas de Controle da Administração”, ministrada pelo professor Celso Falcone, mestre em direito ambiental e assessor de conselheiro do TCE-AM. No dia 11 de junho, o instrutor da Escola de Serviço Público Municipal de Manaus e servidor do TCE-AM, Guilherme Alves Barreiros, pós-graduado em direito público, falará sobre a “Responsabilidade dos Agentes Públicos”.

Na semana seguinte, dia 18 de junho, o servidor do TCE-AM, Douglas Monteiro, mestre em Direito Constitucional e direitos da Amazônia, abordará as “Contratações Temporárias e a Prestação de Serviços Públicos em Tempos de Pandemia”. O ciclo de capacitações em junho se encerra no dia 25, com a temática “Administração Financeira e Orçamentária em Tempos de Pandemia”, ministrada pelo diretor de Controle Externo de Regime Próprio de Previdência Social (Dicerp) do TCE-AM, Elias Cruz.

Texto: Lucas Silva

Foto: Divulgação