27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Escola de Manaus é a única do Norte a receber Startup In School, com parceria do Google

Workshops e oficinas para estudantes e professores fazem parte do programa de empreendedorismo tecnológico da multinacional

O programa Startup In School, realizado pela consultoria de empreendedorismo Ideias de Futuro em parceria com o Google, saiu de São Paulo e chegou a Manaus. Com o objetivo de fomentar a inovação educacional, o curso de empreendedorismo tecnológico realiza workshops e oficinas, dentre outras atividades, a partir desta sexta-feira (7), no Ceti Engenheiro Professor Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo (avenida Margarita, Cidade de Deus).

Esta é a primeira edição do programa na região Norte e possui como foco o fortalecimento da cultura de empreendedorismo e tecnologia dentro da escola da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM). A ação desta sexta-feira contou com a participação de 40 professores de diversas unidades de ensino da capital.

De acordo com a diretora-geral da Ideias de Futuro, Jaciara Cruz, Manaus foi escolhida por ter um ecossistema de tecnologia e inovação bastante antigo e, ao mesmo tempo, muito inovador. “A primeira etapa é de formação dos professores: como usar metodologias empreendedoras dentro de sala de aula, em qualquer disciplina, e construir experiências didáticas que promovam o protagonismo do aluno”, assinalou Jaciara.

Inovação – Para o professor Erison Lima, coordenador de projetos do Ceti, toda a experiência está sendo agregadora: é a primeira vez que uma escola da rede pública do Estado recebe um workshop sobre aplicabilidade de competências empreendedoras especificamente para a sala de aula.

“Aprendemos as técnicas de desenvolvimento, a questão psicossocial, emocional, as habilidades do aluno. Ter essas tecnologias e metodologias atreladas à didática do nosso dia a dia é excelente, porque podemos ampliar os temas que estão sendo abordados e melhorar o ensino-aprendizagem como um todo”, ressaltou o Erison.

Programação – Nos dias 12, 13 e 14 de junho, o programa oferecerá o Startup in School para os estudantes. Dividindo-os em em dez grupos, os alunos terão de criar uma startup baseada em aplicativo móvel – desenvolvendo, ainda, um protótipo do app e seu modelo de negócio.

“Empreendedores da região, ex-alunos e representantes de startup locais serão chamados para avaliar as equipes: a vencedora irá representar a região Norte em São Paulo, onde participarão do Day Camp de aceleração, no Google Campus. Os campeões receberão três meses de mentoria da Ideias de Futuro, com foco na evolução de seus projetos”, explicou o coordenador, Alfred Silva.

FOTO: DRANCE JESUS/SEDUC-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui