24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Escola estadual promove debates e estudos sobre obras da literatura brasileira e universal

Com o projeto “Tertúlia Cabocla”, estudantes têm a oportunidade de estabelecer uma relação entre a ficção e a realidade.
Incentivar o hábito da leitura e desenvolver habilidades intelectuais são os principais objetivos do projeto “Tertúlia Cabocla” desenvolvido com alunos do ensino fundamental e médio da escola estadual Daisaku Ikeda, localizada no bairro São José, zona leste de Manaus.

Para divulgar a ação educativa, a escola promoveu nesta semana uma mostra literária, com palestras temáticas relacionadas ao contexto de obras como “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde; “O Quinze”, de Raquel de Queiroz e “Kafka e a Marca do Corvo”, de Jeanette Rozsas.

De acordo com o professor de Língua Portuguesa e coordenador do projeto, Maurício Viana, a proposta é incentivar os alunos a fazerem a leitura e estudo de diferentes obras do universo literário. “Com o projeto, a escola busca despertar nos jovens a paixão pela leitura. Através das palestras, eles têm a oportunidade de contextualizar o que aprenderam, estabelecendo uma relação entre a ficção e a realidade”, explicou.

Segundo o professor, o projeto teve início neste semestre e tem repercutido positivamente junto aos estudantes. “O projeto Tertúlia Cabocla tem despertado a participação cada vez maior dos alunos, o que é percebido, principalmente, pela busca constante pelos livros na biblioteca da nossa escola”, ressaltou o educador.

Durante a mostra, ao abordar o tema “Sociedade Controladora para não pensar”, a estudante Hevellyn Silva, 16, ressaltou a importante contribuição que o projeto tem trazido para o seu aprendizado. “Com essa atividade, temos a oportunidade de aprimorar e até mesmo desenvolver habilidades, pois a leitura abre a nossa mente e nos permite fazer relação com o mundo em que vivemos”, mencionou a estudante.

Para a aluna Elis Maria Silva, 13, o projeto é relevante por estimular o hábito da leitura, através da troca de experiência. “O projeto é importante pois nos incentiva a querer ler cada vez mais. Além disso, poder compartilhar o que aprendemos da leitura com os nossos colegas de turma é muito saudável”, destacou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui