A escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo, localizada no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-sul de Manaus, realizou na manhã desta sexta-feira, 24/5, a abertura dos tradicionais Jogos Internos. O tema deste ano é “Na diversidade, colorindo o mundo de amor”. O evento contou com aproximadamente 200 pessoas, entre pais, alunos e convidados.

A cerimônia de abertura teve apresentação dos pavilhões nacional, estadual e municipal, e a presença da estudante Rosilângela Duarte, vencedora de três medalhas de ouro nas últimas paraolimpíadas escolares nacionais, que acendeu a pira olímpica. “Eu amei acender a pira olímpica, fiquei bastante emocionada quando fui selecionada e vou me divertir bastante durante os jogos”, comentou.

De acordo com o gestor da unidade, Helivan Dantas, os jogos acontecerão durante uma semana e terão a participação dos 490 estudantes que frequentam a escola. “Vamos ter a culminância das atividades que já acontecem durante as aulas de Educação Física como arremesso, bola ao balde, jogos na piscina, futebol, vôlei, basquete. Dessa forma, conseguimos incluir os alunos em atividades esportivas”, pontuou.

Para a gerente de infraestrutura da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, Núbia Valente, a atividade é importante por trabalhar com diversas questões relacionadas às deficiências dos estudantes. “É importante trabalhar a inclusão dos alunos em uma das atividades que eles mais gostam de realizar, que são as físicas. Além do mais, essas ações melhoram as atividades motoras, a interação com os colegas e com a comunidade”, acrescentou.

Maria Rita Couto estuda há dois meses na escola, a mãe dela, Maria do Rosário Couto, 41, afirmou que já consegue sentir a diferença na atitude da filha. “Já é a segunda atividade que ela faz, mas estou achando muito bom. Ela tem um autismo leve, mas tinha coisas que ela não tinha o acompanhamento. Agora ela tem, e estou achando ótimo”, concluiu.

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed