26.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

Escola municipal Nossa Senhora das Graças é campeã do futebol infantil das Municipíadas

Pela segunda vez consecutiva, a final do futebol de campo da 22ª edição das Municipíadas foi realizada na Arena da Amazônia, zona Centro-Sul. A escola municipal Nossa Senhora das Graças goleou Marechal Cândido Rondon por 5 a 0 e conquistou o título do infantil masculino. A decisão foi realizada na manhã desta terça-feira, 18/6, no estádio que sediou os jogos da Copa do Mundo de 2104 e do torneio olímpico de futebol masculino e feminino das Olimpíadas do Rio 2016.

As Municipíadas são realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O tema dessa edição é o mesmo do ano letivo de 2019, da Semed, “Família e Escola – Todos responsáveis uns pelos outros”, e tem o objetivo de envolver o aluno na prática esportiva, na aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.

No total, 18 equipes participaram do torneio de futebol de campo, nove no infantil e nove no juvenil, com aproximadamente 270 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os jogos da fase classificatória foram realizados no campo da Universidade Paulista (Unip), Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e no campo do 2º Batalhão do CGEO do Exército, na Compensa, zona Oeste.

O coordenador de esportes da Semed e das Municipíadas, Ronne Melo, ressaltou não apenas o trabalho realizado nas escolas pelos professores de educação física, mas a questão social com os alunos, professores e os pais inseridos nesse contexto.

“Nós entendemos que as Municipíadas cumpriram seu papel social, que é fortalecer o esporte dentro da escola e oportunizar aos nossos alunos jogarem nas melhores praças esportivas do Amazonas. A ação social é promover a paz e amizade, e isso nós conseguimos”, disse.

Um dos coordenadores do futebol de campo, Aury dos Santos Lima, disse que foi uma oportunidade única dos alunos jogarem na Arena da Amazônia, local por onde já passaram grandes jogadores do futebol mundial.

“Para esses alunos é uma oportunidade única de conhecerem um dos melhores estádios do Brasil. Já pensou, esses alunos da zona Oeste e Leste, que jogam no campo de barro, e que hoje tiveram a chance de entrar na Arena da Amazônia? Para eles isso foi muito importante”, disse.

O farmacêutico Edivilson Apolinário de Souza, 47, pai do aluno do 9º ano, Pedro Henrique Botelho de Souza, 14, da escola municipal Marechal Cândido Rondon, que passou na base do Remo e Nacional, ficou feliz ao ver seu filho atuar no estádio.

“Meu sentimento é de alegria, muito gratificante ver uma criança, um filho participar de um evento muito importante, que é são as Municipíadas da Prefeitura. É a primeira vez que ele está participando, por isso, é algo maravilhoso tanto para o aluno quanto para os pais”, comentou.

O aluno do 8º ano, Orleilson Vitor Marinho de Oliveira, 13, da escola municipal Nossa Senhora das Graças, ficou feliz pelo título conquistado no juvenil masculino. Para ele, que atua de atacante e marcou três gols na competição, sendo um na final, foi a realização de um sonho.

“Para nós, jogar na Arena da Amazônia é maravilhoso, pois nunca tínhamos jogado aqui antes. É um prazer jogar em um estádio muito bonito e hoje realizei um sonho. Desde o começo dos jogos, já sabia que a final seria na Arena, mas sempre falei com meus colegas para treinar e fazer o máximo para jogar aqui e deu certo, fomos campeões”, contou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui