25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Escola pública da zona leste de Manaus ganha espaço para ensino e prática de luta olímpica

Para incentivar a prática do esporte junto aos estudantes, a escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM 4), localizada na Avenida Perimetral, s/nº, bairro Gilberto Mestrinho (zona leste de Manaus), inaugurou na manhã desta quinta-feira (19) o seu Centro de Treinamento de Lutas.

O espaço é o primeiro a ser inaugurado em uma escola pública estadual do Amazonas e será utilizado pelos alunos da escola para o aprendizado-monitorado e prática de luta olímpica, jiu-jitsu e judô.

O Centro de Treinamento foi inaugurado pela escola a partir de parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Federação Amazonense de Luta Livre Olímpica, Esportiva e Associada (Fallea).

De acordo com o representante da Seduc e assessor de Educação Física da Coordenadoria Distrital 5, professor Jorge Lelis, o Centro de Treinamento de Lutas oportunizará a dezenas de estudante de baixa renda o acesso a aulas e treinamento esportivo conduzidos por professores especializados. “A escola já oferecia projetos desta natureza, agora poderá aperfeiçoar este trabalho e ampliá-lo para um número maior de estudantes. Este será um espaço privilegiado para apoiar os alunos e revelar talentos no esporte”, disse o professor.

O gestor da escola, Tenente-Coronel Osimar Guedes, ressaltou a importância do Centro para a comunidade escolar. “Hoje estamos inaugurando nosso Centro de Lutas, em que serão trabalhadas modalidades como luta olímpica, judô e jiu-jitsu. Com este espaço, ressaltamos que as portas estarão abertas à comunidade e aos nossos alunos. Precisamos disseminar a prática esportiva entre os nossos jovens e esse será um grande passo”, enfatizou o gestor.

Aluna do 2° ano do ensino médio da escola e atleta de luta olímpica, Luana Silva do Nascimento, 15, falou da importância que o esporte tem na sua vida. “O esporte sempre me ajudou muito e aqui, na escola, temos total incentivo para essa prática, principalmente agora, com a inauguração deste centro”, destacou a estudante, que juntamente com outras cinco atletas da escola, participarão do Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica, que acontece em junho, em Natal (Rio Grande do Norte).

Parceria – O Presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Olímpica, Esportiva e Associada, Elton Henrique, falou sobre a importante parceria entre a Federação e a Seduc para disseminar a prática esportiva. “Para nós a parceria com a Seduc é de fundamental importância para difundir ainda mais a prática da luta olímpica entre os jovens e revelar talentos, como as atletas que irão competir em junho no Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica. O Governo do Estado está de parabéns pelo incentivo que tem dado para o esporte e o nosso objetivo é estender essa parceria cada vez mais”, afirmou.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a participação do Secretário Executivo da Sejel, Ricardo Marrocos, da Coordenadora Distrital de Educação 5 da Seduc, Maria Carneiro, do representante da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Felipe Naveca.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui