Escolas da Prefeitura de Manaus em locais de vulnerabilidade social vão receber reforço

Pias para higienização das mãos, álcool em gel e material informativo são alguns dos itens que serão disponibilizados em nove escolas, localizadas em áreas de vulnerabilidade social, pela Prefeitura de Manaus, por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Cáritas Manaus, para auxiliar no combate à proliferação do novo coronavírus.

“Estamos recebendo as pias e todo material de combate à Covid-19 enviados pela Cáritas Manaus e Unicef. A partir da semana que vem vamos entregar esses itens em nove escolas da Semed. É mais uma ação em que a Prefeitura de Manaus cumpre seu papel na educação, seguindo a orientação do prefeito David Almeida”, afirmou o subsecretário de Infraestrutura e Logística (SSIL) da Semed, Marcelo Campbell.

A consultora para Saúde, Nutrição e Wash, do Unicef, Neideana Ribeiro, explicou que a finalidade da ação que envolve as áreas de educação, assistência social e saúde da Prefeitura de Manaus é garantir o retorno seguro às aulas híbridas.

“O critério para a seleção das escolas que vão receber os materiais, leva em conta os bairros com maior vulnerabilidade social. Também pensando na ampliação do projeto, vamos realizar um trabalho nas escolas, com ações educativas com orientação de prevenção contra a Covid-19”, disse.

De acordo com a coordenadora técnica do projeto Wash, da Cáritas Manaus, Henriete Melo, a parceria também vai proporcionar a realização de formações para professores e gestores. “O objetivo das formações é desenvolver capacidades de gestores e técnicos para garantir equipamentos públicos com instalações físicas de qualidade, fortalecendo o padrão de gestão e sustentabilidade de serviços”, pontuou.

Além das pias e álcool em gel, as nove escolas vão receber absorventes, cartilha menstruação na pandemia, banners coloridos com mensagens específicas sobre a Covid-19 e dispenser de sabão líquido.

Texto – Asafe Augusto de Oliveira/Semed

Foto – Alex Pazuello/Semed