27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Escolas da zona norte utilizam o Instagram para dar dicas a vestibulandos da rede estadual

Por meio de vídeos, professores orientam alunos que prestarão vestibular neste ano

Quando utilizadas de forma correta, as redes sociais podem, sim, ser aliadas da Educação. Com isso em mente, as escolas estaduais que integram a Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), na zona norte, deram início ao projeto “Momento do Vestibulando”, voltado aos estudantes do Ensino Médio que, em breve, estarão realizando exames vestibulares, como Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por meio da iniciativa, professores de todas as disciplinas obrigatórias na grade curricular do Ensino Médio publicam, no Instagram da CDE 6 (@coordenadoria06), dicas primordiais para as próximas avaliações externas. Até a manhã da última sexta-feira (26/03), seis profissionais já haviam deixado seus ensinamentos registrados em seis vídeos na rede social, visando a aplicação do SIS, que acontecerá em junho deste ano.

O coordenador distrital David Martins conta que a ideia surgiu como forma de motivar os alunos e lembrá-los dos exames. “Durante o planejamento estratégico para as ações voltadas aos estudantes do Ensino Médio, identificamos a necessidade de acompanhá-los nessa jornada rumo à universidade, visando os principais vestibulares que se aproximam, em meados do ano. Com o projeto, vamos reunir dicas substanciais dos professores que atuam nas 21 escolas da CDE 6”, afirmou.

David acredita que, a partir do momento em que o aluno tem acesso a dicas rápidas, vindas dos seus próprios professores, ele se municia de conhecimento e relembra fórmulas, conceitos e conteúdos. Fora isso, o “Momento do Vestibulando” também proverá instruções de como estudar e se organizar para a participação nessas avaliações.

“Quando ele [o estudante] vê essas dicas partindo dos seus professores, nas redes sociais que mais usa, como o Instagram, isso impulsiona a divulgação e o alcance dentro da comunidade escolar”, reforçou o coordenador.

Suporte – O “Momento do Vestibulando” foi bem recepcionado pelos professores da CDE 6, que, voluntariamente, já estão mandando suas dicas. Até o momento, o banco do projeto já conta com dez publicações pré-agendadas. Um dos profissionais que já teve o seu vídeo divulgado, o professor Ricardo Cunha, da Escola Estadual (EE) Dr. José Milton Bandeira, elogiou a proposta da iniciativa.

“É uma atitude louvável voltada a ajudar nossos vestibulandos, dando um suporte a mais nesse momento tão difícil que vivemos. Sempre com clareza e objetividade, para que façam uma excelente prova”, ressaltou Ricardo, que lecionada a matéria de Física.

Além do Instagram, o projeto também será republicado na página oficial da CDE 6, no Facebook, no link www.facebook.com/cde06seducmanaus.

FOTO: Divulgação/Seduc-AM

spot_img