23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Escolas indígenas – IFAM assina acordo para construção de unidades

Escolas indígenas/IFAM/construção de unidades

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), por meio do Campus São Gabriel da Cachoeira (CSGC), é uma das instituições envolvidas na celebração do termo de compromisso para a construção de 50 escolas indígenas nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, localizados no território do médio e alto Rio Negro.

As escolas serão construídas nas comunidades indígenas localizadas nas calhas dos rios Xié, Tiquié, Papuri, Ayari, Valpes e Curicuari e deverão atender às especifidades culturais de cada povo e comunidade, na oferta do ensino fundamental. Segundo o diretor geral do Campus São Gabriel da Cachoeira, professor Elias Brasilino, o IFAM será responsável por fiscalizar as obras e promover a capacitação de professores da rede pública de ensino que atuarão nas novas escolas.

De acordo com o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM), órgão que atuará como fiscalizador das medias previstas, um plano de trabalho será elaborado por todas instituições participantes no prazo de 90 dias, a fim de garantir o cumprimento do termo de compromisso. O acordo tem validade de quatro anos, podendo o prazo ser prorrogado por igual período.

Segundo o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, o objetivo das construções destas escolas é assegurar às comunidades indígenas o direito da aprendizagem em suas línguas maternas. “Atualmente, o município de São Gabriel da Cachoeira possui aproximadamente 45 mil indígenas de 23 etnias registradas, e todas com representatividade no Campus do IFAM. O Campus de São Gabriel da Cachoeira é a unidade do Instituto com mais estudante indígenas matriculados”, destacou Castelo Branco revelando que em breve materiais didáticos em nheengatu serão produzidos pelo Instituto.

Instituições envolvidas

O termo de compromisso foi assinado no dia 08 de fevereiro deste ano, em São Gabriel da Cachoeira (AM), entre o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação (MEC/Secadi), Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc/AM), Exército Brasileiro (2ª BIS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (IFAM/Campus São Gabriel da Cachoeira), Fundação Nacional do Índio (Funai), Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (Foreeia), Instituto Socioambiental (Isa/São Gabriel da Cachoeira) e as prefeituras de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui