24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Escolas particulares lideram ranking de melhores notas do Enem

As notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já estão disponíveis para a consulta. O resultado, divulgado nesta terça-feira (4) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, mostra que as escolas particulares continuam liderando as melhores notas do Enem no Brasil.

No ranking geral, dos 100 colégios com maior nota média, 97 são particulares. As 32 primeiras posições são ocupadas por instituições privadas. A primeira escola pública aparece apenas na 33ª posição: é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

Entre as mil escolas com melhores notas do Brasil, apenas 49 são da rede pública. Esse cenário considera o cálculo da média aritmética das quatro provas objetivas que fazem parte da avaliação: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Além disso, as escolas públicas que tiveram melhor desempenho no Enem foram as que formaram estudantes desde o 1º ano do ensino médio, que têm a maior parte dos professores formados na área que lecionam e atendem a estudantes de nível socioeconômico alto ou muito alto.

De acordo com o Inep, os resultados por escola devem ser considerados com cautela, já que a participação do aluno no exame é voluntária. Além disso, os contextos em que as escolas estão inseridas também são diferentes. Para o Inep, é preciso considerar o desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que influenciam essas circunstâncias.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui