28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Escolas privadas têm muito a aprender com startups

* Vahid Sherafat

Há tempos venho dizendo que o modelo de funcionamento das startups tem muito a acrescentar para os gestores de escolas privadas. O olhar das startups é muito interessante para os gestores escolares e eu não estou falando apenas de tecnologia e sim da forma que as empresas deste modelo enxergam seus desafios, com criatividade, disrupção e dinamismo. Enquanto milhares de startups crescem de maneira escalável e eficiente, para a escolas privadas, buscar formas criativas de operar e de crescer segue representando um grande desafio.

E o mais bacana é que, apesar de os dois modelos de empresa terem formatos de atuação antagônicos, ainda assim carregam muita coisa em comum. Startups tem poucos recursos e dão grandes resultados, assim como as limitações financeiras das escolas que, muitas vezes, precisam fazer milagres para fechar o mês no azul.

Um dos segredos do crescimento veloz e sustentável das startups está no uso de estratégias centrais inovadoras, aplicadas a todas as áreas da sua gestão. Do financeiro, ao marketing, passando por gestão de talentos, encantamento de clientes na venda ou no pós-venda, entre outros: em todas as etapas da sua operação, as startups estão criando formas mais eficientes de gerir seus recursos permitindo, assim, alavancar seu crescimento.

As startups têm técnicas e metodologias muito efetivas. Elas agem rapidamente, experimentam frequentemente coisas novas, trabalham em equipe, têm uma estrutura de gestão horizontalizada, empoderam as pessoas para transformar processos, fazem marketing de forma barata e transformam impacto social em modelo de negócio.

Pensando em discutir estas sinergias e os desafios que os gestores do setor de educação têm pela frente, vamos promover um evento em São Paulo no próximo dia 11 de abril chamado ClassUP – Escolas Exponenciais 2019 (https://escolasexponenciais.com.br/), com mais de dez horas de programação e a participação de cerca de mil gestores, mantenedores e diretores de escolas particulares de todo país.

Estas pessoas virão ao evento em busca de soluções disruptivas e criativas para alavancar a gestão, a inovação e o marketing das suas instituições. Entre as muitas temáticas abordadas, vamos mostrar o que as startups têm a ensinar às escolas privadas, principalmente do ponto de vista de gestão.

Acredito que o maior desafio da educação privada no Brasil não seja conceitual e sim de aplicação. O gestor que tiver a capacidade de buscar e implementar soluções disruptivas será aquele que comandará uma escola de sucesso no futuro.

*Vahid Sherafat é CEO e fundador do ClassApp e idealizador do ClassUP – Escolas Exponenciais 2019 (https://escolasexponenciais.com.br/)

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui