As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Escolinhas de iniciação esportiva do Estado revelam novos talentos

Buscando incentivar a iniciação ao esporte, com ênfase na formação de futuros atletas e também a prática esportiva para crianças e adolescentes e contribuindo que não caiam na ociosidade, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto tem oferecido ao longo dos anos aulas de futsal, basquete, vôlei, boxe, luta olímpica, entre outras modalidades, por meio das escolinhas de iniciação esportiva e, assim, descobrindo novos talentos do desporto local.

As inscrições para as escolinhas acontecem sempre acompanhando o início do ano letivo das escolas da rede estadual de ensino e, em 2019, foram oferecidas 1.060 vagas, em 11 modalidades esportivas. As atividades são coordenadas pelo Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara) e voltadas para crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos.

O pequeno Maycon Rocha, de apenas 9 anos, é um dos talentos descobertos. De acordo com treinador da escolinha de boxe, Carlos Fiola, o menino já desponta como uma das apostas para o futuro do boxe amazonense. Segundo Fiola, a preparação de Maycon se tornou mais especifica após os treinadores perceberem o potencial do atleta mirim.

“Tivemos outros meninos que chegaram aqui com idade próxima a dele e que hoje fazem parte da Seleção Brasileira de Boxe. Nossa meta hoje é trabalhar para que ele possa alcançar as mesmas ou até realizações maiores do que as já alcançadas por outros atletas”.

Maycon, que chegou a praticar outros esportes, chegou ao boxe após convite de um amigo para participar das aulas e é aluno da escolinha desde 2018. A mãe do atleta, Erivânia Pereira, ao saber que o filho estava interessado em praticar a nobre arte, ficou inicialmente receosa, mas decidiu apoiá-lo.

“Fiquei assustada, mas também é uma satisfação ver meu filho crescer em algo que possa beneficiar a vida dele. Sou uma grande incentivadora, quero que ele alcance os objetivos que eu não pude e sou muito grata aos professores por dar essa oportunidade e apoio”, agradeceu.

Em outra modalidade, Deyvid Emanuel Freire, 14, também tem se destacado e é um dos alunos da escolinha de futsal. A mãe, Noemi Freire, 34, explicou que o adolescente faz parte da turma desde 2016 e que a atividade trouxe uma série de benefícios para o jovem, que cursa o 9° ano do Ensino Fundamental. “Ele sempre gostou de futebol, inclusive futsal. Eu o incentivo demais, e o rendimento escolar dele subiu muito após a entrada no esporte”.

Modalidades e inscrições – Atualmente a Secretaria de Estado de Educação e Desporto oferece 11 escolinhas de iniciação esportiva, nas modalidades de Tênis de Mesa, Atletismo, Judô, Voleibol, Vôlei de Areia, Handebol, Futsal, Boxe, Basquetebol, Xadrez, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Luta Olímpica. As aulas acontecem em sua maioria nos espaços da Vila Olímpica de Manaus, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e a tarde.

Os períodos de inscrição para as modalidades acompanham sempre o início do calendário de início das aulas da rede estadual de ensino, no início e meio do ano, e são realizadas pelo do Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas.

FOTO: Amaury Moraes

você pode gostar também