Take a fresh look at your lifestyle.

Escoteiros retirarão 500 quilos de garrafas PET da orla do Rio Negro

-publicidade-

O Grupo Escoteiro Chapada (37º/AM) realizará, no próximo dia 14, a edição 2019 da Jornada Mares Limpos, na qual membros do grupo limparão um trecho de seis quilômetros da orla do Rio Negro, em Manaus, retirando garrafas PET e outros resíduos plásticos. Na primeira edição, em 2017, foram retirados 400 quilos de plástico da orla. Para 2019, a estimativa dos organizadores é que mais de 500 quilos de resíduos sejam retirados das praias perenes no Rio Negro, em Manaus, pelos escoteiros do Grupo. Os jovens sairão às 15h30 do bairro Santo Agostinho, e chegarão ao Anfiteatro da Ponta Negra por volta das 18h.

“Não é uma ação solta, é parte de um trabalho constante do grupo, estamos sempre alerta para as questões ambientais e de sustentabilidade. Temos que cuidar dos nossos mares e rios hoje para que tenhamos o nosso peixe de amanhã”, disse o Presidente do Grupo Escoteiro, Francisco de Luca.

Depois de uma sessão de alongamento e aquecimento, o Grupo sairá, em linha, caminhando ao longo das praias perenes do Rio Regro, recolhendo, manualmente, garrafas PET, tampinhas de garrafas, sacolas e sacos plásticos e outros materiais. Os participantes usarão luvas de proteção e, em dupla, levarão um saco de lixo para acondicionar o material, que será recolhido, periodicamente, por um barco da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Participarão da atividade os membros juvenis com idade superior a 11 anos, que estejam gozando de com boas condições de saúde, escotistas (adultos voluntários), dirigentes e pais de escoteiros. Além do Grupo Chapada, o Grupos Escoteiro Amazonas confirmou participação.

A atividade será acompanhada por uma patrulha de militares do Exército Brasileiro (Comando Militar da Amazônia) no trecho de praia da área militar, dois membros do grupo Suçuarana e uma lancha de apoio do 9º Distrito Naval da Marinha Brasileira.

A Jornada Mares Limpos é promovida pelo grupo Escoteiro Chapada como parte de um conjunto de ações para conquista da Insígnia Mares Limpos, instituída pela União dos Escoteiros Brasil em parceria com a ONU Meio Ambiente e o Movimento Menos 1 Lixo. O projeto incentiva lobinhos (escoteiros de 6,5 a 11 anos), escoteiros (12 a 15 anos), seniores (15 a 17 anos) e pioneiros (18 a 21 anos) a reduzirem o consumo de plástico, o grande causador da poluição dos oceanos, rios e lagos.

Projeto de reciclagem concluído no mesmo dia

No mesmo dia, 14/12, será concluída a primeira fase do Projeto para Reciclagem de Papel e Reaproveitamento de Livros Didáticos e Paradidáticos, dentro do programa Mensageiros da Paz, da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME). Pelo menos 3, 5 mil livros didáticos, apostilas e cadernos usados serão doados à Cooperativa de Reciclagem Aliança, no bairro Santa Etelvina.

O Grupo Escoteiro Chapada

Fundado em em dezembro de 2016, o Grupo Chapada conta hoje com cerca de 35 escoteiros, entre crianças e jovens de 6,5 a 21 anos, e pouco mais de dez escotistas , adultos voluntários. As reuniões acontecem aos sábados, das 9h às 11h30min. A sede do Grupo fica na Igreja Menino Jesus de Praga, no conjunto residencial Tocantins II, bairro Chapada.

Foto: Divulgação

-publicidade-