24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Escritórios do Idam no interior do Amazonas passarão a contar com internet via satélite

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Manaus começou a receber, nesta quinta-feira (21/05), trabalhos de instalação de internet via satélite, pela empresa Transat. A previsão é de que o novo serviço seja instalado em todas as 66 unidades locais do Idam no estado até o fim de junho.

O serviço é resultado de procedimento licitatório, por meio do qual foram adquiridos bens móveis visando auxiliar e melhorar a qualidade do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestado pelos técnicos do Idam aos agricultores familiares, bem como irá viabilizar uma melhor comunicação interna entre as unidades locais do Idam e destas com a sede em Manaus.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Pontes Cardoso, o serviço de internet de qualidade é de fundamental importância para possibilitar ao órgão, ao Sistema Sepror e ao Governo do Amazonas tratar de assuntos em tempo real em localidades mais distantes como municípios do Alto Solimões e Baixo Amazonas.

“O serviço vai dar celeridade ao acesso à emissão do Cartão do Produtor Rural, facilitar a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e elaboração de projetos de Crédito Rural. Hoje, uma internet é necessidade”, ressaltou.

O supervisor de Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Elcides Oliveira Neto, acrescenta que a internet satelital vai dar mais rapidez aos processos técnicos executados nas unidades locais. “Vamos também conseguir ultrapassar barreiras geográficas em unidades locais mais remotas”, disse.

spot_img