Take a fresh look at your lifestyle.

Espaço PET da Faar recebeu, em quatro meses, mais de 6 mil garrafas plásticas

-publicidade-

Lançado em novembro de 2019, o “Espaço PET”, criado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e que funciona na Vila Olímpica de Manaus, arrecadou, em quatro meses, cerca de 6 mil garrafas de plástico, o que representa menos lixo jogado nas ruas e rios da cidade, além da reutilização desse material, que será entregue a uma cooperativa que trabalha com reciclagem, diminuindo a produção de lixo.

As garrafas foram acondicionadas em ecobags e entregues nesta sexta-feira (20/03) ao Posto de Entrega Voluntária (PEV), do bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, localizado na praça de alimentação do bairro. Com estrutura também feita de material reciclado, o espaço está instalado próximo ao bicicletário da Vila Olímpica e qualquer pessoa pode descartar o material.

Para o chefe de departamento da Faar, Edson Marques, a iniciativa de criar o espaço surgiu pela necessidade de implementar a cultura de sustentabilidade e conscientização ambiental nos funcionários e frequentadores da Vila Olímpica, além de oferece à população mais um local para a realização desse tipo de coleta.

Para ele, a quantidade de garrafas arrecadadas em pouco mais de quatro meses demonstra que, aos poucos, começa a ocorrer uma mudança de comportamento. “Funcionários, colaboradores e a comunidade em geral estão fazendo a sua parte. O número de garrafas arrecadadas foi bastante expressivo. Esse material terá destino correto, ao invés de estar poluindo rios, igarapés e ruas da nossa cidade”.

Iniciativa importante – Para Raul Lima, responsável pelo Posto de Entrega Voluntária, a implantação de um espaço para o recolhimento de garrafas plásticas é importante tanto para o meio ambiente quanto por questão econômicas e sociais. Ele também parabenizou a Fundação pelo trabalho realizado.

“Estamos muito agradecidos por essa iniciativa, que além de preservar o meio ambiente, gera emprego e renda para as associações de catadores. Deveríamos ter mais empresas e instituições comprometidas e com responsabilidade ambiental, estimulando as pessoas sobre a importância do descarte correto de materiais recicláveis e o impacto positivo que isso vai gerar no meio em que vivemos”, destacou.

Posto de coleta – O Posto de Coleta Voluntária (PEV) do bairro Dom Pedro recebe vários materiais, entre eles papéis, papelão, plásticos, embalagens Tetrapak, pet e metais em geral. Para informações sobre o trabalho realizado ou para entrega de materiais, os interessados deverão entrar em contato pelo número (92) 99371-3635 e falar com o responsável pelo PEV, Raul Lima.

FOTO: Mauro Neto/Faar

-publicidade-