25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Especialista aborda como a economia comportamental explica decisões em relação a finanças

Em oposição à abordagem tradicional econômica, que considera a dinâmica do mercado como fruto de decisões racionais, a economia comportamental considera a importância de fatores emocionais em tomadas de decisão. Embora possa não ser perceptível no dia a dia, boa parte de nossas decisões são feitas dessa forma; não por acaso, três pesquisas na área foram premiadas com o Nobel em 2019, 2017 e 2002.

O tema será abordado pelo economista comportamental Márcio Nami, nesta terça-feira, 23.02, às 16h (Horário de Manaus), na live “A economia comportamental e os investimentos”, no canal do youtube do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM). O especialista é o convidado de São Paulo da iniciativa da Comissão de Valorização Profissional.

Nami explica que a decisão com base em hábitos, experiência pessoal e regras práticas simplificadas podem gerar uma sensação de incompletude, de sonho não realizado ao aceitar soluções apenas satisfatórias, buscando rapidez no processo decisório, o que gera dificuldade em equilibrar interesses de curto e longo prazo.

“Como o ser humano age emocionalmente em relação a investimentos, como podemos fazer investimento de forma mais assertiva e inteligente e o verdadeiro significado das análises de risco é o que vamos entender nesse bate-papo”, explica.

Ele ressalta ainda que tomar consciência sobre como a economia comportamental influencia as relações de consumo, as relações de investimento, de maneira geral, é importante para a tomada de decisões a partir do conhecimento da linguagem e dos conceitos da economia comportamental.

Sobre o palestrante

Marcio Nami é criador do método Mega Estratégia, que deu origem ao livro Ciclos do Poder Empreendedor (Editora Chiado). Também atua como educador Executivo, Coach em Estratégia e Consultoria na empresa Ponto C voltado a estratégias disruptivas, além de palestras, cursos e workshops.

É professor universitário em pós-graduação nas áreas de Administração, Estratégia e Cooperativismo. Participa de missões de estudos em Cooperativismo em diversos países.

Possui formação em Administração, Economia, pós-graduação em Linguística; pós-graduando em Neurociência e Psicologia aplicada; Mestre em Administração; Practioner em PNL e inteligência emocional e Constelador Sistêmico.

SERVIÇO

O QUÊ: “A economia comportamental e os investimentos”

HORÁRIO: 16h (Manaus)

ONDE: youtube.com/coreconam

QUANTO: Gratuito

spot_img