24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Especialista alerta para o perigo dos leilões falsos na internet e ensina como identificá-los

Todos os dias, centenas de novos sites falsos surgem na internet e se reinventam para enganar os que acreditam se tratar de algo legítimo. Com a popularização da internet e das transações online também houve aumento na incidência de golpes na rede, o que preocupa não apenas os especialistas em segurança digital mas também o cidadão comum.

Os casos são tão numerosos que a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras) chegou a criar uma espécie de lista negra para consulta dos usuários.

O especialista e leiloeiro Antonio Sato, da Sato Leilões, alerta que muitos golpistas exibem, entre outras coisas, ofertas tentadoras de um determinado produto em falsos leilões para atrair a atenção de potenciais vítimas: “para enganar o usuário chegam a replicar a identidade visual de algum site de boa reputação para roubar dados de usuários e aplicar golpes. É preciso verificar muito bem antes de se cadastrar e fornecer seus dados na internet”, revela.

Antonio Sato revela algumas dicas cruciais para evitar cair em golpe dos falsários e ensina como identificar falsos sites e leiloeiros não credenciados. Confira:

Preste atenção no conteúdo que consome: nunca clique em links desconhecidos. Sempre verifique se a URL é confiável, assim como o domínio do site. Em geral, sites falsos são hospedados e registrados fora do Brasil e não possuem certificado de segurança. Site confiáveis possuem ‘selo’ de segurança visível na página.

Atenção à Privacidade: é recomendável não partilhar seus dados nas redes sociais e ter cuidado com as informações que coloca na internet, assim como formulários que preenche. Além disso não informe suas senhas e de tempos em tempos, é aconselhável modificar as senhas do seu e-mail e redes sociais.

Verifique se o leiloeiro é idôneo: Ao entrar no site de leilões, é importante verificar se o leiloeiro é pessoa física. Confira na Junta Comercial (do estado em que o leiloeiro se encontra) se o profissional está realmente credenciado para exercer a atividade.

Confira pessoalmente o que será arrematado: Verifique a disponibilidade de visita aos lotes à venda no leilão online. É importante existir um endereço físico para que o interessado possa ver o que será arrematado.

Confira todos os dados bancários do leiloeiro: Não é permitido pagar nenhum valor referente a leilão para qualquer pessoa, exceto o profissional cadastrado pela junta comercial como leiloeiro oficial. Logo, a conta bancária para depósito sempre tem de estar no nome do leiloeiro.

Foto: Divulgação

spot_img