Especialista dá dicas de como fazer uma redação nota mil no Enem

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a única prova da avaliação em que a nota diz respeito a cada participante de forma particular, sendo possível, portanto, tirar a nota máxima independentemente do desempenho dos outros inscritos. Por isso, tem um grande peso na média final.

Em 2017, o tema da prova de redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Apenas 53 alunos receberam nota mil nessa edição do exame. No ano anterior, 77 candidatos haviam atingido a pontuação máxima.

Para ajudar os alunos que vão participar do Enem neste domingo (4), o professor de Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Centro Universitário Internacional Uninter, Marlus Humberto Geronasso, listou algumas dicas para produzir uma redação nota máxima no teste:

1) Estrutura – Definir pela tipologia textual; zelar pela legibilidade da letra e distribuir a estrutura do texto em quatro parágrafos (Introdução – Desenvolvimento – Conclusão que é a Proposta de Intervenção Social); produzir um texto com mais do que 22 linhas; incluir citação filosófica, sociológica, histórica ou literária nos dois parágrafos argumentativos (no segundo e no terceiro).

2) Treino – Às vésperas do Enem, indico praticar pela última vez uma das propostas aplicadas em 2017. Sugiro buscar no site www.inep.gov.br/enem-provas anteriores, em especial os textos referentes ao tema “Privados de Liberdade (PPL)”, que correspondem à segunda aplicação.

4) Ler, ler e ler – Recomendo a leitura integral dos textos de apoio e matérias de conhecimentos gerais. Leitura é sempre bem-vinda!

Calendário:

Datas das provas: 4/11 (13h30 às 19h) e 11/11 (13h30 às 18h30)
Recurso contra as provas do ENEM 2018: 11 a 16 de novembro
ENEM para Privados de Liberdade (PPL): 11 e 12 de dezembro
Resultado do ENEM 2018: 18 de janeiro de 2019
Resultado do Enem 2018 para “treineiros”: março de 2019

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 700 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.