Especialista em Enem diz que a poucos dias da prova, conteúdo deve ser apenas revisado

Neste domingo (4) acontece o primeiro dia de aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Com isso, a ansiedade começa dominar os mais de cinco milhões de inscritos na prova.

Segundo o Victor Maia, especialista em preparar candidatos para provas como a do Enem, não faz sentido, nessa semana anterior às provas, o candidato tentar aprender conteúdo novo.

Victor também alerta que um erro grave é virar a noite tentando recuperar o conteúdo do ano todo. O professor explica que, nos dias de véspera de prova, o ideal é descansar e se empenhar em apenas revisar o que já sabem.

“O aluno já deve estar, a essa altura, com seus próprios resumos, de toda matéria pronto. Nos últimos 40 dias ele deveria estar só revisando e fazendo exercício. Para o aluno que fez esses resumos, esse é o momento de resolver exercícios e revisar a matéria. E uma dica que é para todos eles, independentemente de estarem preparados ou não, é não exagerar. É importante chegar na prova descansado, bem alimentado”.

Já para alunos que não fizeram o próprio resumo, Victor diz que o melhor a se fazer é realizar exercícios e revisar conteúdos de livros. Tudo isso, é claro, sempre lembrando que não adianta desespero para aprender matérias novas.

Para o domingo de realização da prova, Victor Maia dá dicas de como melhorar o desempenho na hora de responder às questões.

“Na realização da prova em si, a dica é mais importante para você resolver uma prova é analisar cada item da questão como se fosse uma afirmativa falsa ou verdadeira. Entre as alternativas possíveis, você vai escolher aquela que você acredita que está mais certa você vai descartar as absurdas. Óbvio que esse processo é melhor quanto mais bem preparado você estiver”.

E, por último, Victor Maia dá uma dica simples, mas que pode fazer toda a diferença para o aluno. O especialista aconselha que, no sábado anterior à prova, o estudante faça atividades leves como ir ao cinema, ao parque e curtir bastante a família. Tudo isso com o objetivo de chegar no domingo bem relaxados e fazer uma boa prova.

E outro ponto muito importante: neste ano, o primeiro final de semana da prova coincide também com o começo do horário de verão no Brasil. Isso significa que o Enem vai ser aplicado em horários diferentes pelo país, apesar de todas as aplicações respeitarem o horário oficial de Brasília. Assim sendo, pelo horário da capital, os portões serão abertos ao meio dia e fechados a uma hora da tarde. A prova começa às 13h30. A aplicação do Exame se encerra à sete da noite.

Reportagem, Juliana Gonçalves